Projeto de pesquisa comemora aprovação de trabalhos em evento internacional

Eventos, Pesquisa 21 de agosto de 2024. Visualizações: 26. Última modificação: 21/08/2024 17:10:57

Projeto de Pesquisa “Leituras Críticas em Direito e Raça: ciências negras, periferias e poder” é vinculado ao curso de Direito da Ufersa. Foto cedida/arquivo pessoal.

Projeto de Pesquisa “Leituras Críticas em Direito e Raça: ciências negras, periferias e poder” teve oito trabalhos aprovados na quinta edição do Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas, que será realizado entre os idas 23 e 25 de outubro na cidade de Natal (RN). A iniciativa é vinculada ao curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa).

O Congresso que será sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) E contará com a participação de nomes significativos da intelectualidade africana, como Aida Gomes (Angola) e Olinda Beja (São Tomé e Príncipe). A atividade internacional faz uma ponte entre Moçambique e Brasil.

Confira a relação de trabalhos apresentados

Entre os trabalhos aprovados pelo Projeto de Pesquisa da Ufersa estão: “O imaginário jurídico nos contos de Jarid Arraes: comentários a quatro contos do livro Redemoinho em dia quente”, do discente da graduação Pablo Praxedes; e o texto da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito, Adriele Jairla, com título: “A escrevivência como método de pesquisa em direito: o contra-ataque ao epistemicídio na academia”.

Temas que interligam o mundo jurídico, com relatos de experiência, poesia e literatura foram explorados pelo grupo. Ao todo, a Ufersa será representada por 12 pessoas no Congresso Internacional, que vai homenagear a escritora moçambicana Paulina Chiziane.