Numa iniciativa da Incubadora do Agronegócio de Mossoró (Iagram), incubadora mantida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o evento ‘O Sertão vai virar Inovação’, realizado durante a Festa do Bode, numa parceria com o Banco do Brasil, foi considero um sucesso pelos organizadores.
Ao todo, foram quatro palestras com diferentes temáticas para estudantes e pequenos empreendedores. O diretor técnico do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ufersa), apresentou a proposta do Parque Tecnológico do Semiárido, bem como as implicações positivas que a região terá com a construção desse importante instrumento de fomento ao empreendedorismo. “Representa desenvolvimento econômico para o semiárido com a junção da academia e empresariado regional”, pontuou Júlio César.
A Empresa Júnior 4 Elementos, do curso de Administração da Ufersa, por meio da colaboradora Janine Martins, proferiu a palestra Empreendedorismo – de Júnior à Master, abordando a importância das Empresas Juniores para a preparação prática dos estudantes para enfrentar o mercado de trabalho como empreendedores, ainda na graduação.
Outro tema abordado foi Startup Comunity, ministrado pelo empresário Glauco Vinícius. Na ocasião, Glauco, da comunidade Salt Valley apresentou as ações realizadas pela comunidade de startupeiros de Mossoró e como a necessidade de atuar em comunidade pode ajudar os empreendedores se desenvolverem mais rápido e com maior escala e impacto.
‘O sertão vai virar inovação’ também contou com a participação da gerente do Banco do Brasil, Shirley de Moura Manso, que apresentou para os participantes as possibilidades oferecidas pelo Banco do Brasil para ajudar o empreendedor. Shirley apresentou ainda os riscos, avaliações que devem ser feitas antecipadamente, assim como as diversas frentes que o empreendedor pode ter. O evento marcou o início das capacitações para os novos incubados da Iagram, edição 2024.