A Universidade Federal Rural do Semi-Árido entrega oficialmente nesta sexta-feira, dia 16, a Pinacoteca e Memorial – PIM ESAM/UFERSA em solenidade de inauguração que acontece a partir das 19h, no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede, em Mossoró. Já no lançamento, será aberta para visitação a exposição “Trilhas da Imaginação: uma viagem pela coleção Isaura Amélia”, sob curadoria de Manoel Onofre Neto.
A escolha do prédio, por sinal, prestigia os aspectos históricos e culturais da instituição, visto que foi a primeira edificação erguida para sediar a ESAM, escola que dá origem à Ufersa. O prédio recebeu reforma para adequação a sua nova finalidade, com adaptação para acessibilidade e inclusão no acesso, nas galerias, salas administrativas e espaços para formação em arte educação.
O acervo da PIM já conta com mais de 1.300 obras, em sua grande maioria advindas de doação do acervo pessoal construído pela professora aposentada Isaura Rosado, em mais de 30 anos de compra e doações. As obras chegaram na instituição no começo do mês de julho, passaram por restauro e limpeza antes de ser exposta para visitação.
Na avaliação da diretora da PIM, professora Tamms Morais, o espaço irá potencializar o tripé acadêmico. “Com a PIM, os benefícios do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão serão visíveis na medida em que está sendo disponibilizado um rico acervo que se tornará um recurso inestimável para estudantes e pesquisadores, já que professores da UFERSA e de escolas da região encontrarão aqui novas ferramentas didáticas e pedagógicas”.
Em ato contínuo à criação da PIM, o CONSUNI também deliberou a criação do Conselho de Arte e Cultura da Ufersa, que passa a ser o órgão de deliberação superior da unidade. Presidido pela professora Tamms Morais, o conselho tem a seguinte composição: Liz Cortes Assis (PROEC); Carolina Malala (PROGRAD); Glauber Henrique Nunes (PROPPG); Daniele Belmont (SISBI); Jamira Lopes (representante docente); Higo Lima (representante TAE); Luiza Oliveira (representante discente de graduação), Paula Érica Batista (representante discente pós-graduação); Eduardo Falcão (representante da sociedade civil); e, representando os acervos doados, Gerciane Oliveira, Isaura Rosado e Wildoberto Gurgel.