Ufersa prepara Assembleia Universitária para 1º de agosto

Gestão, Reconhecimento 15 de julho de 2024. Visualizações: 69. Última modificação: 15/07/2024 16:36:48

Gabinete da Reitoria articula entrega do título de Dr. Honoris Causa ao Presidente Lula da Silva, outorgado em 2010, durante Assembleia Universitária deste ano. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) prepara a edição anual da Assembleia Universitária, agendada para o dia primeiro de agosto, às 19h, no Requinte Buffet, em Mossoró, com uma série de honrarias que serão entregues a nomes aprovados pelo Conselho Universitário – CONSUNI e aos vencedores da edição 2023 do Prêmio Servidor (a) Destaque.

O órgão colegiado, instância máxima da Universidade, aprovou em reunião extraordinária realizada no dia 3 de junho de 2024 a outorga do título de “Professor Emérito” a Carlos Alberto de Sousa Rosado (in memoriam). Popularmente conhecido como Betinho Rosado, ele ingressou no quadro permanente de professores da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM em 1975 e permaneceu até 2009, quando se aposentou. Resolução CONSUNI Nº 43/2024

Já a outorga da medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” será concedida a Padre Sátiro Cavalcanti Dantas (in memoriam). Grande entusiasta da educação, ele prestou serviços relevantes no âmbito social, cultural, político e educacional à sociedade do Rio Grande do Norte. Resolução CONSUNI Nº 41/2024

A terceira outorga do Conselho está no diploma de “Mérito Administrativo” concedido à contadora Lizete Figueira da Costa. Servidora da instituição, ela pertence ao quadro da Esam/Ufersa com serviços que foram fundamentais para a criação, desenvolvimento e consolidação da Ufersa. Resolução CONSUNI Nº 42/2024

Na Assembleia Universitária também serão conhecidos os vencedores da premiação Servidor Destaque, edição de 2023. Ao todo, foram contabilizados mais de 1.100 votos com finalistas em 28 unidades administrativas da instituição. Confira AQUI a lista dos finalistas.

Doutor Honoris Causa ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O Conselho Universitário da Ufersa aprovou na 8ª Reunião Extraordinária de 2010 a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decisão oficializada pela Resolução CONSUNI Nº 018/2010. Quatorze anos depois, o Gabinete da Reitoria da Ufersa enviou ao Palácio do Planalto convite para a entrega do título durante a Assembleia Universitária deste ano, mas ainda aguarda resposta.

O Presidente Lula da Silva tem papel importante na história da UFERSA. A transformação da antiga ESAM na atual instituição está inserida no contexto do Plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, ambas iniciativas do seu primeiro mandato na Presidência.

De acordo com informações da página “Nossa História”, no Portal Ufersa, em fevereiro de 2005, após tramitar pelos ministérios da Educação, Planejamento e Casa Civil, o Presidente Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional o PL que se concretizou na Lei 11.155, de 29 de julho de 2005, ato que cria a UFERSA.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Betinho Rosado