Pinacoteca se prepara para inauguração com chegada de obras e oficina de restauro

Arte e Cultura 3 de julho de 2024. Visualizações: 191. Última modificação: 03/07/2024 14:49:48

Chegada das obras de arte para a PIM. Fotos: Monaliza Teixeira/Assecom/Ufersa

“Mossoró terá a melhor pinacoteca do Rio Grande do Norte, que irá contar a história das artes plásticas do nosso Estado, aqui na Ufersa”, afirma a professora aposentada da ESAM, Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, que possui título de comodato das obras que irão compor o acervo da Pinacoteca e Memorial ESAM/Ufersa (PIM).

Ao todo, 1.300 obras chegaram nesta semana na universidade para complementar o Núcleo de Arte e Cultura da PIM. A coleção faz parte do acervo pessoal da professora, responsável pelo processo de curadoria dessas peças ao longo de 30 anos. Os objetos estão em perfeito estado e boa parte deles retrata as artes plásticas do RN e do Brasil, contendo artistas regionais e nacionais, com variadas técnicas como tinta óleo, aquarela, tapeçaria e escultura.

“O prédio central irá comportar não só o espaço das exposições, que está em processo de revitalização, mas também salas com acervos, conservação e restauro, partes voltadas para multimídia, assim como espaços destinados para a universidade”, relata Tamms Morais, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (PROEC), diretora da Pinacoteca.

A (PIM) está prevista para ser inaugurada no mês de agosto, sediada no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede, resgatando os aspectos históricos da instituição, visto que foi o primeiro local construído para sediar a ESAM, que dá origem à Ufersa. Após chegada das obras, os próximos passos são a finalização da galeria de exposição, recebimento dos móveis planejados e a montagem do Memorial.

A inauguração da Pinacoteca dentro da Ufersa representa um resgate da arte e cultura norte-rio-grandense, além de ser um marco para a história. “Esse equipamento público relacionado ao patrimônio cultural e parte de memórias da UFERSA será destinado para todos, com acesso livre. É uma oportunidade dentro de uma universidade tão tecnológica, de desenvolver maior relação com a cultura e as artes”, pontua Tamms Morais.

Oficina de Restauração

Antes mesmo de inaugurada, a Pinacoteca já organiza atividades. Entre elas está agendada para os dias 5 a 7 de julho uma Oficina de Restauração de Pinturas de Cavalete, ministrada por Francisco Ferreira, na sala de Coworking, na lateral do Prédio Central, situado no Lado Leste, em Mossoró. Será expedido certificado.

As vagas são limitadas e será uma oportunidade para os funcionários responsáveis pelo processo de restauração, higienização e manutenção das peças. “Elas precisavam ser expostas porque é necessário cumprir seus papéis sociais no sentido educativo, além da divulgação das coisas que são bonitas, que fazem bem ao espírito, melhoram a autoestima e oferecem momentos de lazer e de prazer”, declara Isaura Amélia.

Link AQUI para as inscrições na Oficina

Chegada das obras de arte para a PIM. Fotos: Monaliza Teixeira/Assecom/Ufersa