![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2024/06/SUDENE-REUNIAO.jpeg?resize=768%2C432&ssl=1)
Reitores se reúnem na Sudene para criação de rede para reafirmação do papel das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Nordeste (ICTs-NE)/Foto:Agnelo Câmara/Sudene
A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira, marcou presença nesta sexta-feira, 28, de reunião na sede da Sudene, em Recife. A iniciativa reuniu as instituições de ciência e tecnologia, incluindo as universidades, e o Consórcio Nordeste de Governadores. O encontro representa o primeiro passo paara a criação da Rde ICT Nordeste, com a assinatura de uma Carta de Intenções.
“Assinar a Carta de Intenções aqui na Superintendência da Sudene representa o compromisso da Ufersa, juntamente com as demais instituições de ensino superior, ajudar a fomentar, junto com a Sudene, novas estratégias para a atual fase de desenvolvimento da Região Nordeste”, considerou a reitora da Ufersa. No final da reunião, os participantes assinaram a Carta de Intenções.
A proposta da Sudene é de criação da Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste (RICTNE) com a participação das universidades e institutos federais de ensino superior da região, para fomentar a inovação associada à estratégia de territorialização da nova indústria do Brasil.
O objetivo é a reafirmação do papel dessas instituições, articuladas para o diálogo com os demais atores político-institucionais presentes na região, para a promoção do desenvolvimento regional. A meta é tornar a região mais competitiva a partir da neoindustrialização, com uma melhor estruturação das cadeias agroindustriais e digitais, o complexo industrial de saúde, investir na bioeconomia e na descarbonização e transição e segurança energéticas, promover a transformação digital da indústria e desenvolver tecnologias de interesse para soberania e defesa nacionais.
Além da Ufersa, participaram da reunião da Sudene outras 20 universidades: UFPB, UFCG, UFAL, UFMA, UFPE, UNIVASF, UFPI, UFS, UFCA, UNILAB, UFRB, UFOB, UFRN, UFAPE, UFC, UFSB, UFBA, UFPI, UFRPE e UFDPAR.O objetivo central da proposta de constituição desta rede institucional é a reafirmação do papel das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Nordeste (ICTs-NE), articuladas para o diálogo com os demais atores político-institucionais presentes na Região Nordeste.
Conforme o documento, o intuito é articular e integrar os principais atores institucionais organizados na sociedade nordestina com interesse e compromisso em promover o desenvolvimento econômico e social sustentável da Região Nordeste por meio da constituição de uma Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia, considerando que as ICTs possuem o mais amplo, diversificado e profundo conjunto de conhecimentos técnico-científicos e artístico-culturais em Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e áreas afins.