Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa promove II Semana de Profissionais em Biotecnologia

Ensino 27 de junho de 2024. Visualizações: 106. Última modificação: 27/06/2024 15:45:34

II Semana de Profissionais em Biotecnologia, a Biotec, tem objetivo de congregar estudantes e profissionais com atuação na área/Foto: Assecom/Ufersa

Com o tema “Biotecnologia é agora!”, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ufersa, por meio do curso de graduação em Biotecnologia, realizou nesta quinta-feira, 27, a II Semana de Profissionais em Biotecnologia, a Biotec, com o objetivo de congregar estudantes e profissionais com atuação na área.

Professora Cibele Borges, incentivadora da Biotec/Foto: Assecom

Durante a abertura, a professora Cibele Borges ressaltou que a pandemia do Covid-19, possibilitou o conhecimento é o reconhecimento da biotecnologia. “Foi dentro desse cenário quando a biotecnologia se torna mundialmente conhecida, ficando muito visível a ideia do que é o curso de biotecnologia”, ressaltou. A iniciativa da Biotec também surgiu nesse contexto com a primeira edição acontecendo no formato remoto, sendo um sucesso.

Professor Silvestre Brilhante, coordenador do curso de Biotecnologia/Foto: Assecom

Estando na coordenação curso, o professor Silvestre Brilhante, agradeceu a participação dos mais de 100 inscritos na II Biotec. “A Ufersa já formou 192 profissionais em biotecnologia, estando a grande maioria no mercado de trabalho”, afirmou. Um diferencial da II Semana de Biotecnologia é que todos os palestrantes são egressos do curso da Ufersa, com atuação nas mais diversas áreas. “São doutores, mestres e especialistas, graduados na Ufersa, que retornam para contribuir com a formação dos estudantes do curso que completa 15 anos”, comemorou o professor Silvestre, ressaltando ainda o corpo docente do curso que é formado em 100% por professores doutores.

Reitora Ludimilla reconhece importância do curso de Biotecnologia da Ufersa/Foto: Assecom

A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, fez questão de abrir a II Biotec lembrando que mesmo antes de assumir a reitoria sempre defendeu a consolidação do curso de biotecnologia na Universidade. “Um curso que já se cogitou fechar, mas não sucumbiu, está vivo, prosperando, mostrando resultados, como estamos vendo nessa semana da biotecnologia”, afirmou. “A importância do profissional de biotecnologia e do trabalho exercido com estudos e pesquisas tem salvado muitas vidas”, afirmou, concordando também que a biotecnologia se apresentou como importante cartão postal durante a pandemia, com o desenvolvimento das vacinas. “Muita ciência, muita biotecnologia envolvida nesse processo”, considerou a reitora Ludimilla Oliveira.