Ufersa reitera compromisso com inovação e internacionalização durante missão em Portugal

Inovação, Internacionalização 26 de junho de 2024. Visualizações: 79. Última modificação: 26/06/2024 14:37:21

Missão em terras portuguesas representa oportunidade para apoiar o processo de Softlanding de startups desenvolvidas na Universidade que tenham intenção de entrar no mercado europeu/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é uma das instituições com representação na Missão da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que acontece em Portugal (24 a 27). A representação é por meio do pró-reitor de assuntos estudantis, o administrador Júlio César Rodrigues de Sousa.

Júlio César, representante da Ufersa em Missão em Portugal/Foto: Cedida

“A participação da Ufersa na Missão da Anprotec é importante para consolidar o compromisso da instituição com a internacionalização. Além disso, é uma oportunidade para apoiar o processo de Softlanding de startups desenvolvidas na Universidade que tenham intenção de entrar no mercado europeu”, afirmou Júlio César, explicando que “Softlanding é o apoio para empresas estrangeiras desenvolverem suas atividades no país de destino, e envolve atividades como emissão de visto, escolha de imóveis, legalização, apoio jurídico e tributário”.

A Amprotec reúne cerca de 350 membros, incluindo empresas incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e demais entidades vinculadas ao empreendedorismo e inovação. A implementação desses ambientes em diferentes regiões têm difundido a ideia de empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas de tecnologia do mundo, parques e incubadoras de empresas.

Atualmente, o Brasil conta com 363 incubadoras de empresas, cerca de 103 iniciativas de parques tecnológicos – 43 em operação e 60 em fase de execução e projeto – e 57 aceleradores. A Anprotec contribui de forma relevante para consolidar a formação de uma indústria forte e competitiva baseada no conhecimento.