Hospital Veterinário ganha novos equipamentos para exames de imagem

Ensino, Gestão 19 de junho de 2024. Visualizações: 203. Última modificação: 19/06/2024 09:39:24

Uma das novas máquinas de ultrassom  do Hovet é voltada para animais maiores vem para suprir uma lacuna existente nos recursos da clínica/Foto: Monalisa Teixeira

O Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Hovet/Ufersa) conquistou duas novas máquinas ultrassom para auxiliar em seus atendimentos. Destinadas ao uso em animais grandes e pequenos, os equipamentos permitem a produção de exames de imagem de maneira eficiente.

Aparelho do Sistema de Ultrassom M6/Foto: Monalisa Teixeira

Um dos equipamentos é o aparelho do Sistema de Ultrassom M6, da marca Mindray, que se destaca pela sua versatilidade e mobilidade. A máquina adquirida pela Ufersa custa aproximadamente R$ 120 mil e vai contribuir para a formação de alunos da graduação e da pós-graduação. Já o segundo aparelho também é voltado para a produção de imagens, mas, desta vez, para animais de grande porte. Esse equipamento teve o valor de R$ 20 mil.

Aparelho de ultrassom para animais de grande porte/Monalisa Teixeira

Segundo o professor Jefferson Filgueira, vice-diretor do Hospital Veterinário, a máquina de ultrassom voltada para animais maiores vem para suprir uma lacuna existente nos recursos da clínica, pois “não tínhamos um equipamento para fazer ultrassonografia abdominal de animais de porte elevado, como, por exemplo, vacas ou cavalos adultos”. O docente destaca que com a nova aquisição será possível realizar exames fora da universidade, trazendo mais possibilidade para os atendimentos externos.

“A gente conseguiu trocar o aparelho por um modelo mais moderno, que contempla muitos recursos tanto para animais pequenos como para selvagens”, diz o médico veterinário João Marcelo sobre o aparelho M6. Responsável pelo Setor de Diagnóstico de Imagem, o veterinário atribui o feito à colaboração do setor junto com a direção do hospital e com as Pró-reitorias de Administração (Proad) e de Planejamento (Proplan), em nome do professor Moisés Ozório e de Arly Carvalho, que somaram esforços para a conquista dos equipamentos.

Equipe do Hovet comemora a aquisição dos equipamentos que vão possibilitar realizar exames fora da universidade, trazendo mais possibilidade para os atendimentos externos/Foto: Monalisa Teixeira