Reitora da Ufersa fará palestra na reunião da Rede Nordeste e participará do Seminário pelos 35 anos da Andifes

Gestão 24 de maio de 2024. Visualizações: 231. Última modificação: 24/05/2024 15:14:51

Seminário comemorativo aos 35 da Andifes realizado na última quinta-feira, 23, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo/Foto: Andifes

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professora Ludimilla Oliveira, marcará presença na reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento vai acontecer no Campus da Ufal, em Maceió, nos dias 28 e 29 (terça e quarta-feira).

A proposta da reunião é colocar na pauta as instituições do Nordeste, bem como buscar saídas para enfrentar a crise por que todas estão enfrentando, além de discutir projetos que envolvem ciência, tecnologia e internacionalização.

A programação nos dois dias terá  a participação de reitores, reitoras e outros gestores das instituições envolvidas. Um dos pontos será a discussão sobre parcerias das universidades brasileiras com universidades africanas.

A palestra da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, será às 14h, da próxima quarta-feira, 29, quando estará abordando o tema: A Ufersa e suas ações no semiárido brasileiro e, seguida, o tema: Cooperação entre as universidades brasileiras, será abordado pelos gestores: professora Joana Guimarães, reitora da UFSB e, pelo reitor da Univasf, Télio Leite.

Reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira/Foto: Andifes

ANDIFES 35 ANOS – No Seminário da Andifes realizado na última quinta-feira, 23, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, os reitores e reitoras discutiram o papel estratégico das universidades para o Brasil, O Seminário marcou os 35 anos de atuação da Andifes.

Na ocasião, o Conselho Pleno da Andifes discutiu várias pautas de interesse das universidades federais. Os reitores e reitoras participaram de uma roda de conversa com o titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu), Alexandre Brasil, com pautas importantes para a educação superior do Brasil.

O presidente do IBGE, Marcio Pochman, que participou do encontro de forma remota, falou sobre o interesse de estabelecer acordos de cooperação com a Andifes em várias áreas. O avanço da tramitação do Projeto de Lei do PNAES, que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil, foi outro ponto de destaque dessa agenda da Andifes.