Ledoc encerra Encontro Pedagógico potencializando a política de extensão universitária

Ensino 23 de maio de 2024. Visualizações: 159. Última modificação: 23/05/2024 08:01:00

Encontro Pedagógico de Formação Continuada e Planejamento foi promovido  pela coordenação da Ledod, no Campus Sede, em Mossoró/Foto: Cedida

Dois dias de muito aprendizado para o aperfeiçoamento do ensino e das ações desenvolvidas no curso de Curso da Licenciatura Interdisciplinar em Educação Interdisciplinar em Educação do Campo – Ledoc, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Assim foi o Encontro Pedagógico de Formação Continuada e Planejamento, promovido nessa segunda e terça-feira. Dias 20 e 21, pela coordenação da Ledod, no Campus Sede, em Mossoró.

“O encontro trouxe uma historicidade de experiências para além do nosso curso, bem como a efetivação de parcerias importantes, tanto para a atualização e reformulação do currículo em prol da formação no Tempo Escola e no Tempo Comunidade e de potencializar a Política de Extensão da Ledoc Ufersa, sobretudo das comunidades do Campo e da melhoria da qualidade de ensino na educação básica. Além da troca de saberes entre Universidade e sociedade”, considerou a coordenadora da Ledoc, a professora Ady Canário.

Coordenadora, Ady, o vice, Erimar, com o professor convidado, Etevaldo/Foto: Cedida

O Encontro debateu a “LDB, a Pedagogia da Alternância e os desafios para a Política de Formação da Ledoc”, com a professora Maura dos Anjos da UNIFESSPA.  Outro assunto abordado no Encontro foi “A importância da curricularização da Política de Extensão na formação”, com o professor, Etevaldo Almeida, da UERN.

“É importante trazer para o debate, para a formação pedagógica dos docentes da Ledoc, bem como os demais professores da Ufersa, como a extensão universitária contribui para a formação superior tomando como referência a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, que é uma prorrogativa do Plano Nacional de Educação, quando tratar da inserção da extensão no currículo na formação superior”, considerou o professor.

Ainda segundo Etevaldo a extensão na curricularização possibilita aos estudantes vivenciarem a prática durante o processo formativo. “Esse aprendizado é o protagonismo dos estudantes na vivência da prática”, considerou, ao ratificar a importância da extensão na curricularização.