Licenciados em matemática e computação encurtam distâncias com graduação EAD

EAD, Ensino 6 de maio de 2024. Visualizações: 325. Última modificação: 06/05/2024 09:34:21

Ao todo, foram oitos estudantes que colaram grau nas Licenciaturas em Matemática e Computação na modalidades de educação a distância ofertadas pelo Nead-Ufersa/Foto: Assecom

O Ensino a Distância (EAD) tem proporcionado a conquista da graduação superior para muitas pessoas que veem na educação oportunidade de aprender e mudar de vida. Na última sexta-feira, 3, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), realizou a solenidade de Colação de Grau de 8 novos licenciados nos cursos de Matemática (4) e Computação (4), numa solenidade presidida pela reitora, professora Ludimilla Oliveira.

Mansueto deixou a profissão de garçom para se tornar professor de computação/Foto: Assecom

Para os novos professores, a formatura representa o coroamento de uma jornada percorrida com muita dedicação e esforço, além de representar perspectivas para um futuro melhor. Esse é o caso do ex-garçom Mansueto Messias Pereira Pessoa, morador da zona rural e hoje professor de computação. “Foi muito desafiador, mas persistir no meu sonho por ter afinidade por computação e chegar o dia da formatura é uma alegria grande. Passamos por professores de alto nível e as minhas expectativas é de ingresso no mercado de trabalho”, afirmou Mansueto.

Adriene buscou qualificação profissional/Foto: Assecom

Para Adriene Holanda das Chagas Santos, também formada em computação, a opção por um curso EAD foi à alternativa encontrada para melhor conciliar o tempo para poder estudar e trabalhar. “Temos mais flexibilidade para estudar com a mesma responsabilidade do curso na modalidade presencial, um curso difícil, que exige muita disciplina, mas também com excelentes professores”, avaliou.

A modalidade do ensino a distância também é para pessoas já graduadas que buscam aperfeiçoamento numa determinada área. Esse é o caso do engenheiro civil formado pela Ufersa Angicos, Antunes França Eduardo. Graduado em Ciência e Tecnologia, além de dos dois bacharelados (civil e C&T), Antunes e mestre em engenharia civil pela UFRN e, optou pela licenciatura em matemática para atuar como professor. “Compromisso e dedicação são as palavras chaves para quem opta por uma graduação EAD”, admite. Antunes tem como meta o ingresso na carreira acadêmica do magistério superior.

Professor Ângelo Gustavo, Paraninfo das turmas EAD/Foto: Assecom

As duas turmas EAD tiveram como paraninfo, o professor Ângelo Gustavo Mendes Costa, técnico em assuntos educacionais na Ufersa e professor formador no Nead/Ufersa. Ao falar aos formando, o professor ressaltou a importância de sonhar. “Sonharam e fizeram valer a pena, cada verso que compõe o significado do verbo acreditar. E por acreditarem, acreditarem principalmente em suas próprias capacidades é que estão aqui nesse momento”, discursou.

O professor disse ainda que “a educação não é a solução para todos os problemas. Mas, sem ela não conseguiremos ir muito longe […] o grau outorgado pode mudar a vida de cada um de vocês”, pontuou.

O professor Ângelo Gustavo também ressaltou os avanços obtidos na atual gestão da Ufersa para o ensino EAD, citando como exemplo, a expansão para o Polo Serra de São Bento e a inclusão de orçamento para o ensino a distância, além do profissionalismo e dedicação de toda equipe do Nead/Ufersa.

Reitora, Ludimilla Oliveira, acredita no potencial do ensino a distância/Foto/ Assecom

Ao falar em nome dos demais colegas, a oradora das turmas, a concluinte em matemática Mirella Mendes Lima Silva Nascimento, ressaltou que é chegada a hora de retribuir. “À medida que nos preparamos para seguir adiante, levamos conosco as lições aprendemos e as conexões que fizemos. Agora, é o nosso dever de retribuir à sociedade e ao mundo, usando o nosso conhecimento e habilidades para fazer a diferença na educação”, afirmou a oradora.

Ao se dirigir aos formados da noite, a reitora da Ufersa enalteceu o ensino na modalidade EAD. “A graduação a distância tem o mesmo valor da graduação presencial. A EAD é a chave da educação para o mundo de qualquer lugar para quem quer aprender ou ensinar alguma coisa”, afirmou. A reitora considerou a “interdependência como um ponto positivo para o aprendizado, sendo a EAD uma ferramenta de transformação revolucionária no interior de cada estudante”. A reitora acredita que “a educação deve vir com o encurtamento das distâncias e é essa a proposta da EAD”.

Reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira com os formados pelo Nead/Ufersa: quatro licenciados em Matemática e quatro licenciados em Computação/Foto: Assecom