Ufersa celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual com ação vinculada à World Intellectual Property Organization (WIPO)

Inovação 27 de abril de 2024. Visualizações: 379. Última modificação: 27/04/2024 14:51:27

A ação estava vinculada ao calendário de eventos da WIPO, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual/Foto: Cedida

No dia 26 de abril, o mundo inteiro celebra o Dia da Propriedade Intelectual, destacando a importância da inovação e do desenvolvimento tecnológico. Neste ano de 2024, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), marcou sua presença ativa no evento por meio de uma ação vinculada ao calendário de eventos da WIPO, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Professor Silvestre Brilhante/Foto: Cedida

A iniciativa nasceu de um produto tecnológico desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), sob a liderança do Professor Silvestre Brilhante e sua orientanda, Rhuana Lima, servidora do quadro técnico-administrativo da Ufersa.

A atividade central da ação foi uma capacitação em prospecção tecnológica com base em patentes, que ocorreu ao longo da semana. Foram oferecidos Workshops de busca de patentes em bases gratuitas e redação de patentes, assim como, palestra abordando os conceitos essenciais da Lei de Propriedade Industrial ministrada pela doutoranda Giovanna Wanderley, ganhadora do primeiro lugar do prêmio Sabiá de Inovação 2024.

Administrador Júlio César, da Ufersa/Foto: Cedida

Rhuana aborda tema sobre patentes/Foto: Cedida

O encerramento do evento contou com a participação do Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufersa, Júlio César, que explanou sobre o papel crucial do NIT nos processos de patenteamento da universidade. A ação recebeu adesão significativa da comunidade acadêmica, com a participação de professores de diversas áreas científicas, bem como de alunos de graduação e pós-graduação da Ufersa e de outras ICTs. Além disso, a modalidade online possibilitou a participação de interessados de todos os campi da Ufersa e pessoas em outros Estados do Brasil.

As patentes são ativos de grande importância no âmbito da propriedade intelectual, e compreender profundamente esse campo é essencial para que os pesquisadores garantam a proteção de suas invenções. Ações como a que estamos oferecendo não apenas capacitam a comunidade acadêmica a salvaguardar suas criações, mas também estimulam a cultura da inovação e do empreendedorismo dentro da universidade”, comentou Rhuana, servidora da instituição.

“Iniciativas como esta representam um grande passo rumo ao êxito no desenvolvimento de soluções inovadoras, que podem ter impacto positivo na sociedade e na economia. Assim, temos o plano de expandir essa capacitação e oferecê-la anualmente, abrangendo todos os nossos campi desta universidade.”, ressaltou o Professor Silvestre Brilhante.

Júlio e Silvestre encerraram o ciclo de palestras/Foto: Cedida

A ação não apenas promoveu a disseminação do conhecimento sobre propriedade intelectual, mas também fortaleceu o papel da Ufersa na área de inovação, especialmente em uma região como o Semiárido, onde a tecnologia pode desempenhar um papel transformador.

Por meio de parcerias estratégicas e do envolvimento de diversos segmentos da comunidade acadêmica e externa, a Ufersa reafirma seu compromisso com a inovação e a busca contínua pelo progresso tecnológico, colocando-se como protagonista no cenário nacional e internacional da propriedade intelectual.