Equipe de comunicação começa filmar documentário sobre a Fazenda Experimental Rafael Fernandes

Extensão 26 de abril de 2024. Visualizações: 705. Última modificação: 26/04/2024 16:01:21

Casa Grande da Fazenda Experimental Rafael Fernandes está localizada na zona rural de Mossoró, em Alagoinha, a 20 km do Campus Central, em Mossoró/Foto: Assecom

Pesquisas com apicultura é um dos destaques do documentário/Foto: Assecom

Com o título Laboratório a Céu Aberto a equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido começou a filmar documentário sobre a Fazenda Experimental Rafael Fernandes. A proposta do filme é contar a história do local que é considerado o maior laboratório da instituição. Com 416 hectares, a Fazenda Experimental é local para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente dos cursos na área de ciências agrárias. O documentário é um produto de extensão universitária com cadastro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Apesar de pertencer a Universidade desde a criação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, a unidade é desconhecida de grande parte da comunidade acadêmica. A Fazenda Experimental está localizada na zona rural de Mossoró, em Alagoinha, a 20 km do Campus Central, em Mossoró.

Segundo o jornalista Passos Júnior, chefe do setor de comunicação da Ufersa, a proposta do filme é mostrar a importância do equipamento para a Universidade com depoimentos de pesquisadores e estudantes da Ufersa que utilizam ou utilizaram a Fazenda Rafael Fernandes nos últimos 50 anos. Participam da produção Eduardo Mendonça, na captação das imagens e, Diego Faria, na sonoplastia e edição e, o jornalista Carlos Adams, na produção e entrevistas.

A Fazenda é de grande importância para as ciências agrárias/Foto: Assecom

“Vamos mostrar a dinâmica da Fazenda que tem estrutura para receber pesquisadores, inclusive, com espaço para acomodações e cursos”, frisa Carlos Adams. O filme vai explorar três pontos essenciais: a importância do espaço para o desenvolvimento das pesquisas na área da agronomia, o trabalho com apicultura que é referência do na Região Nordeste e, a preservação da floresta nativa.

Pesquisas com mata nativa da caatinga são realizadas da Fazenda Experimental/Foto: Assecom

O casarão da fazenda tem data de construção no final da década de 30, pelo Serviço de Plantas Têxteis, com recursos do Governo. A casa grande funciona como alojamento durante as atividades, com capacidade para abrigar ate 25 pessoas, em dormitórios com beliches e, cozinha para o preparo das refeições.

“É mais um registro histórico que queremos deixar documentado em vídeo”, considera Passos Júnior, que idealizou e dirige mais esse trabalho de resgate da memória institucional da Esam/Ufersa. O primeiro, a Ufersa já foi Esam, lançado o ano passado com essa mesma proposta.

Com mais essa produção, o Setor de Comunicação espera proporcionar maior visibilidade da Fazenda Experimental Rafael Fernandes, ao ressalta a sua importância para Universidade e para Região do Semiárido Brasileiro, além de disponibilizar para toda a comunidade acadêmica e sociedade um registro fidedigno do que foi e do que é a Fazenda Experimental, enfatizando o seu valor inquestionável para o ensino, a pesquisa e extensão Universidade Federal Rural do Semi-Árido.