Licenciatura em Educação do Campo realiza IX Semana do Tempo Comunidade

Ensino 24 de abril de 2024. Visualizações: 149. Última modificação: 24/04/2024 11:26:45

“Na trilha com Paulo Freire: vivências de estudantes da Ledoc e contribuições pedagógicas das “40 horas de Angicos” foram temas abordados na Semana da Ledoc/Foto: Cedida

O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc), campus sede Mossoró, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realizou a sua semana do Tempo Comunidade, a IX Semana Interdisciplinar da Licenciatura em Educação do Campo, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A ação aconteceu no período de 16 a 19 de abril. A edição 2024 abordou como tema “Saberes e modos de vida no semiárido: um inventário das práticas sociais, paisagens e culturas dos povos do campo”, tendo como coordenação do evento: Prof. Dr. Emerson de Medeiros e a Profa. Dra. Késia de Castro.

A ação formativa/cultural objetivou promover a formação de professores no âmbito da Ledoc/Ufersa por meio da socialização de experiências vivenciadas nos processos formativos no curso com a Pedagogia da Alternância. Com uma intensa programação, cafés coletivos, a presença de autoridades institucionais.

Ação formativa/cultural objetivou promover a formação de professores no âmbito da Ledoc/Ufersa /Foto: Cedida.

A Semana Interdisciplinar da Ledoc foi aberta na terça-feira, 16, com apresentação cultural e contou com o “NUART/IFRN: Grupo Flautiando” , do Teatro de Temática Científica Baobá, além da Mesa Temática: “A Pedagogia da Alternância nas Licenciaturas em Educação do Campo: experiências na UECE e UFPI”, contando com a convidada Profa. Diana Nara da FAFIDAM/UECE.

Já dia 17, as apresentações temáticas, com exibição de Documentários: “Instâncias de Educação do Campo: ações formais e não formais”, e “Na trilha com Paulo Freire: vivências de estudantes da Ledoc e contribuições pedagógicas das “40 horas de Angicos”, e a “Produção de materiais pedagógicos para estudantes com surdez e outras deficiências”, momento que contou com a presença da comunidade surda do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo -CAS-Mossoró.

“Saberes e modos de vida no semiárido: um inventário das práticas sociais, paisagens e culturas dos povos do campo” foi o tema da Semana da Ledoc/Foto: Cedida

Já no dia 18/04, a apresentação da Exposição Fotográfica “Ativação dos Laboratórios de Ciências da Natureza” da Escola Estadual Gilberto Rola na Maísa, em seguida a participação do Grupo Cultural de Portalegre-RN, conclui com a atividade “Socializando experiências: abordagens artísticas, culturais, pedagógicas e de cuidado com docentes e discentes”.

Encerrando a programação, no dia 19, aconteceu a Atividade Cultural pelo Grupo de Teatro de Temática Científica Baobá e a Roda de Conversa entre estudantes e egressos da Ledoc/Ufersa com a participação da representação da Articulação Nacional dos/as Estudantes e licenciados/as em Educação do Campo- ANELEDOC. “De parabéns o curso, pela proposição e realização com excelência, pois foram momentos essenciais de trocas de saberes entre a universidade e comunidades populares do campo”, afirmou a coordenadora do curso professora Ady Canário.

A Semana oportunizou destacar os resultados da produção de saberes docentes sobre processos formativos na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Ufersa; o registro de atividades formativas em escolas do campo por meio da Pedagogia da Alternância na Ledoc/Ufersa e, a construção de diálogos interdisciplinares entre estudantes e professores/as da Ledoc. “Acreditando as experiências formativas na licenciatura e o fortalecimento dos processos formativos na Ledoc/Ufersa em interface com a realidade educacional do tempo presente”, concluiu Ady Canário.