Pesquisadores discutem políticas públicas para a Ciência, Tecnologia e Inovação

Inovação 19 de abril de 2024. Visualizações: 161. Última modificação: 19/04/2024 10:57:05

As Conferências Territoriais são a primeira etapa para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela FAPERN/Foto: Monalisa Teixeira.

Na manhã do dia 19 de abril, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) sediou a Conferência do Território da Cidadania Assú/Mossoró, reunindo pesquisadores, professores e membros da comunidade geral para construir diálogos sobre políticas públicas da área. As Conferências Territoriais são a primeira etapa para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN).

Júlio César, representante do NIT/Ufersa/Foto: Monalisa Teixeira

“É um momento muito importante onde à universidade discute quais são os futuros para a Ciência, Tecnologia e Inovação tanto na Ufersa quanto em Mossoró”, explica o administrador  Júlio Sousa, pró-reitor de Assuntos Estudantis e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Além dessa atividade, outros debates acontecem em Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz.

A pesquisadora Rebeca Marota, que é membro da comissão executiva da conferência estadual, conta que o território de Assu/Mossoró foi escolhido como polo porque “aqui se reúne um número significativo de programas de pós-graduação onde se formam mestres e doutores, pesquisadores que pensam em Ciência, Tecnologia e Inovação”. Apesar do foco no ambiente universitário, a pesquisadora reforça que os debates têm portas abertas para a participação de todos da comunidade externa.

Muitas das ideias debatidas nesta manhã serão levadas para a Conferência Estadual em Natal, no dia 30 de abril. Os debates seguirão pelos âmbitos regionais e nacionais nos próximos meses, colhendo ideias para a construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.