Pós-Graduação em Administração realiza IV Ciclo de Capacitação Metodológica

Pós-graduação 18 de abril de 2024. Visualizações: 192. Última modificação: 18/04/2024 14:26:58

O objetivo do Ciclo foi capacitar os mestrandos em administração com temas relevantes nas atividades científicas que serão realizadas ao longo dos dois anos do curso/Foto: Cedida

Durante os dias 17 e 18 de abril ocorreu o IV Ciclo de Capacitação Metodológica do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). O evento que vem ocorrendo anualmente faz parte das atividades de integração dos ingressantes do mestrado, além dos alunos de turmas anteriores, professores e demais interessados. O objetivo deste ano foi capacitar os alunos com temas relevantes nas atividades científicas que serão realizadas ao longo dos dois anos no mestrado.

Um dos temas abordados foi à palestra: “Como proceder com uma revisão sistemática da literatura”, proferida pela Profa Creuza Borges (UFCG-CDSA), na qual foram apresentadas as etapas necessárias para construir uma revisão sistemática que agregue valor e qualidade às dissertações dos alunos que venham a utilizar essa abordagem.

Durante o evento, também houve um momento de relevante importância, no qual se tratou sobre os cuidados que devemos ter com a saúde mental durante a pós-graduação. A convidada, a psicóloga Lívia Nascimento Rabelo, e também egressa da UFERSA, falou dos desafios enfrentados pelos alunos durante a pós-graduação e expôs os cuidados que todos devem ter com o bem estar mental, como fator motivante para se chegar bem ao final do mestrado.

Também houve mais duas temáticas relevantes. O convidado Pablo Marlon discutiu a importância da maturidade científica e o Professor Yuri Azevedo abordou a importância de saber escolher os periódicos para publicação, incluindo as métricas de avaliação nacionais (Qualis) e internacionais (Web of Science e Scopus).

Para a recém ingressa no PPGA, Camila Pedrosa o momento foi muito interessante, dado que “abordou temas relevantes que irão contribuir na nossa produção científica. A troca de experiências com outros discentes e docentes também foi muito construtiva”.  A discente reforçou também a contribuição e as lições aprendidas, “pois despertou logo no início a nossa atenção para assuntos muito importantes como: desenvolver uma boa maturidade científica, escolher um bom periódico pra submissão de trabalhos e conhecer técnicas de pesquisa acadêmica”.