Pomar da Ufersa implanta banco de germoplasmas de seriguela

Pesquisa 18 de abril de 2024. Visualizações: 227. Última modificação: 18/04/2024 13:46:03

Plantio das mudas contou com a participação dos estudantes da Disciplina Fruticultura do curso de Agronomia, turma do semestre 2023/1/Foto: Cedida

O Pomar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) implantou nesta semana um do banco de germoplasmas de serigueleira Spondias purpurea L (BAG Seriguela). São 15 acessos que compõem o BAG Seriguela, que foram coletados em vários municípios do Rio Grande do Norte.

São 15 acessos que compõem o BAG Seriguela/Foto: Cedida

Segundo o professor Vander Mendonça, os acessos coletados serão caracterizados morfológica, bioquímica e molecularmente. “Morfologicamente para descritores relacionados à planta (altura, diâmetro do caule, área da copa, florescimento etc.) semente (peso e dimensões) e frutos (cor, peso, dimensões)”, explicou o professor. Ainda segundo Vander a avaliação bioquímica será feita nos frutos com a medição de descritores como acidez, sólidos solúveis, vitamina C, pH, açucares e antioxidantes. “Na avaliação molecular serão utilizados marcadores de DNA (ISSR e/ou RAPD)”, afirmou o professor.

O plantio das mudas contou com a participação dos estudantes da Disciplina Fruticultura do curso de Agronomia, turma do semestre 2023/1. “Os estudantes coletaram as estacas e produziram as mudas, da turma do semestre de 2023/2, que fizerem o plantio das mudas no Pomar da Ufersa”, frisou. Os estudantes integram o Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Fruticultura.

Esta ação faz parte do Projeto Rota da Fruticultura: Produção de mudas de Umbu-cajá e outras spondias, implantação de banco de germoplasma com caracterização morfológica, bioquímica e molecular dos materiais genéticos do umbu-cajazeira e outros representantes do gênero Spondias, coordenado pelo professor Glauber Nunes.

O professor Vander Mendonça é um dos integrantes do Projeto Rota da Fruticultura: Produção de mudas de Umbu-cajá e outras spondias/Foto: Cedida