Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Nadadores do PROAAQUA-UFERSA são campeões Nordestinos

Extensão 16 de abril de 2024. Visualizações: 157. Última modificação: 16/04/2024 10:57:42

Nadadores do projeto de extensão “Programa de Atividades Aquáticas da UFERSA (PROAAQUA)” participaram do evento e conquistaram um total de onze medalhas/Foto: Cedida

 

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) realizou nos dias 12 e 13 de abril de 2024 o XXVIII Festival Nordestinho de Natação – Troféu Alexandre Pussieldi. Os nadadores do projeto de extensão “Programa de Atividades Aquáticas da UFERSA (PROAAQUA)” participaram do evento e conquistaram um total de onze medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Os destaques foram os(as) atletas Saymon Miguel Costa, Heitor Filgueira Morais, Davi Lucca Andrade Lima, Ana Clara Cortez Linhares e Emilly Mikaelly. Além das conquistas individuais, a equipe Petiz UFERSA/UERN/ADNP foi a terceira colocada no revezamento 4x50m livre misto.

O coordenador do PROAAQUA, o professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, comemora o resultado expressivo obtido em Recife, que contou com as principais equipes de natação da região nordeste do Brasil nas categorias Mirim e Petiz, e ressalta que todos esses nadadores começaram nas turmas iniciantes do PROAAQUA e atualmente estão participando de eventos estaduais e regionais, e muito em breve poderão estar representando a cidade de Mossoró e o estado do Rio Grande do Norte em competições nacionais. Outro aspecto positivo do projeto de extensão, é a possibilidade de crianças e adolescentes da região conhecerem a UFERSA, permitindo que futuramente possam vir a frequentar os cursos de graduação da Universidade.

O PROAAQUA possui quatro turmas de natação, duas de iniciantes, uma de intermediários e uma de nadadores avançados. As turmas de iniciantes são as terças e quintas e quartas e sextas das 07h20min às 08h10min e a turma de intermediários é de terça a sexta das 08h10min às 09h. Já as aulas da turma avançada ocorrem de segunda a sexta das 19h às 20h30min. Todas as aulas do PROAAQUA ocorrem na piscina da UFERSA e o projeto conta com o apoio da PROAE, PROEC e do professor Adalberto Veronese do curso de Educação Física da UERN. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o coordenador do projeto, o professor Gustavo Silva (gustavo@ufersa.edu.br).