Ufersa avança na Internacionalização através de Colaboração com Universidade da Irlanda do Norte

Sem categoria 11 de abril de 2024. Visualizações: 172. Última modificação: 11/04/2024 09:11:06

Grupo de professores brasileiros da UFERSA e UFPE sendo recepcionados por pesquisadores da Ulster em frente à sede da universidade na Irlanda do Norte. Foto: Cedida.

Uma Cooperação técnica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGEE/UFERSA) com a Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. promete impulsionar pesquisas em Engenharia Elétrica e fortalecer a internacionalização do Programa. O professor doutor Isaac Barros Tavares da Silva, coordenador do referido Programa no Campus Mossoró, participou de importante missão de prospecção de cooperação técnica com a renomada Universidade de Ulster, localizada na Irlanda do Norte.

Professor Isaac palestrando sobre Ciência dos Materiais na Engenharia e apresentando o PPGEE da Ufersa/Foto: Cedida.

A visita, que ocorreu no período de 25 a 29 de março, contou com uma série de atividades visando fortalecer laços acadêmicos e promover intercâmbio científico entre as instituições. Entre os destaques da visita está a organização, pelo professor da Ulster, Dr. Gabriel Gonçalves Machado, de uma semana de cooperação técnica entre pesquisadores da Ulster e das universidades brasileiras UFERSA e UFPE (Universidade Federal do Pernambuco). “Reuniões técnicas foram realizadas para elaboração de propostas de parcerias e submissão de fundos para pesquisa, envolvendo o grupo do Reino Unido e do Brasil”, afirmou o professor Isaac Barros.

Professor Isaac, coordenador do PPGEE da Ufersa/Foto: Cedida

Além disso, o professor da Ufersa e os outros pesquisadores tiveram a oportunidade de visitar o Advanced Wireless Technologies Lab (AWTL) e o Northern Ireland Advanced Engineering Center (NIACE), ampliando seus horizontes em termos de tecnologias avançadas. Durante a estada, o grupo brasileiro, composto também pelo Dr. Jorge Antônio de Isasa Araújo e pelo Prof. Dr. Marcos Tavares de Melo, apresentou-se à comunidade acadêmica da Ulster. Houve ainda a apresentação dos grupos de pesquisa do PPGEE, além do seminário “Materials Science in Engineering: An Overview“, ministrados pelo professor Isaac Barros.

“Esta visita representa um passo significativo no fortalecimento de nossa rede de colaborações internacionais. A troca de conhecimento e experiências com a Universidade de Ulster certamente contribuirá para o avanço de nossas pesquisas e para a formação de nossos alunos, consolidando ainda mais a posição do PPGEE como referência na área de engenharia elétrica”, definiu o professor Isaac Barros sobre a importância da parceria técnica com a universidade irlandesa de Ulster.