Projeto de Extensão reúne professores no Polo Serra de São Bento

Extensão 11 de abril de 2024. Visualizações: 135. Última modificação: 11/04/2024 15:12:41

O Projeto Alfabetização – aprender a ler é um desafio tem como objetivo apresentar e discutir sobre aspectos neurobiológicos da aprendizagem da leitura/Foto: Cedida

Alfabetizar – aprender a ler é um desafio. Esse é o título do Projeto de Extensão que reuniu professores dos anos iniciais do ensino fundamental I, no Polo Serra de São Bento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Com a coordenação da professora, Lígia Leite, o curso foi ofertado na modalidade presencial durante quatro sábados consecutivos.

“O objetivo foi apresentar e discutir sobre aspectos neurobiológicos da aprendizagem da leitura. Ensinamos sobre a conversão realizada a partir da retina até a pronúncia das palavras, aprendendo sobre a ativação de áreas do cérebro fundamentais para realização da leitura e algumas razões pelas quais ela pode não ocorrer da maneira esperada em alguns sujeitos”, explicou a professora Lígia Leite.

Os participantes produziram capacetes de papel em formato de cérebro/Foto: Cedida

Durante os encontros, os alunos produziram capacetes de papel em formato de cérebro para que pudessem “visualizar” o percurso que a leitura faz do momento em que os olhos capturam a palavra até ela se tornar fala. “Interrompemos as inscrições quando obtivemos 51 alunos por limitações de espaço físico, mas queremos dar início a uma segunda turma o quanto antes. É fundamental que a universidade esteja em contato com a educação básica e o nosso objetivo é mapear a capacidade de ler dos alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e a parceria com os professores é o primeiro grande passo”, acredita a professora.

Os alunos que participaram do curso também demonstraram interesse em participar do Grupo de Pesquisa COGLIN (Cognição e Linguagem), conduzido pela professora Lígia Leite. O COGLIN investiga os processos psicológicos como memória, atenção e as relações desses processos com a linguagem junto aos professores da rede básica de ensino.

Professores que participaram do curso demonstraram interesse em participar do Grupo de Pesquisa COGLIN (Cognição e Linguagem), conduzido pela professora Lígia Leite/Foto: Cedida