Minicurso Comunicação e Oratória marca celebração do Dia Mundial da Voz na Ufersa

Extensão, Inclusão, Saúde 11 de abril de 2024. Visualizações: 205. Última modificação: 11/04/2024 08:30:08

Para comemorar o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Caadis/Ufersa) irá promover um minicurso “Comunicação e oratória”. O evento é voltado para estudantes do Campus de Mossoró, e acontecerá no 16 de abril de 2024, das 13h às 17h, no Auditório da Caadis no Lado Leste, do Campus Sede.

Com a programação, a Ufersa, por mais um ano, celebra a data que foi iniciada no Brasil em 1999 e que, desde 2003, passou a ter expressão internacional, com eventos organizados em diferentes países.

O minicurso será conduzido pelo fonoaudiólogo Dr. Varder Braga e marcará a décima primeira edição da Semana da Voz na Ufersa. Assim como nas edições anteriores, a iniciativa é realizada em conjunto com Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e conta com apoio do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. Este ano, a 19ª edição da Campanha Amigos da Voz tem o tema “Minha voz, nossa voz: a força da conexão”.

Minicurso – A atividade é voltada aos discentes com intuito de atender àqueles com dificuldades em atividades que exigem falar em público, apresentação de seminários, dentre outras comunicações orais. O fonoaudiólogo Varder Braga explica que “a atenção com a voz pode favorecer o aprimoramento da comunicação, melhorando o processo de ensino e aprendizagem da instituição e o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos no contexto educacional”.

Os interessados já podem efetuar a inscrição acessando o formulário por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQ4J-4hSUGqcXbr51Zrn3CyMlxJEfAAiFUwvtwEVwpcwgohQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Amigos da Voz – A campanha Amigos da Voz foca seus esforços para a conscientização da população a respeito dos cuidados necessários com a saúde da voz, indicando medidas preventivas, alertas para sintomas, bem como enfatiza o aprimoramento da comunicação aos mais diversos contextos profissionais e educacionais.

A disfonia é identificada quando há dificuldade na produção natural da voz, comprometendo o desempenho satisfatório da fala, tanto na sua comunicação interpessoal como na profissional. Logo, essa alteração vocal pode ser um sinal ou até mesmo sequela de diversos tipos de cânceres de cabeça e pescoço. Então, ao sinal de alterações da voz e tosse constante por mais de 15 dias, sem causa aparente, é importante procurar a orientação profissional tanto para o diagnóstico como para o tratamento. Por isso, fique atento a alguns fatores de risco, como:

• Fumar e ingerir bebida alcoólica;
  • Uso vocal em alta demanda como falar frequentemente ao telefone;
  • Falar em situações de competição sonora;
  • Gritar e falar em forte intensidade;
  • Automedicação;
  • Alta ingestão de bebida alcoólica;
  • Falar com esforço;
  • Falar em público sem orientação prévia;
  • Tosse constante;
  • Uso de drogas;
  • Hidratação insuficiente;
  • Dieta inadequada.