Conselho Universitário aprova Plano Diretor da Ufersa

Infraestrutura 27 de março de 2024. Visualizações: 339. Última modificação: 27/03/2024 16:46:01

Plano Diretor disciplina espaços dentro da Universidade/ Foto: Arquivo

Após 12 anos de discussão, o Campus Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), passa a contar com um instrumento voltado para a política de ocupação da área. O Plano Diretor da Ufersa foi aprovado nesta quarta-feira, 27, pelo Conselho Superior Universitário (Consuni). “O Plano Diretor foi iniciado ainda em 2012 com a participação de mais de 50 pessoas, entre técnicos administrativos, docentes e discentes”, lembrou Nícolas Araujo, diretor de projetos e obras da SIN/Ufersa. O Plano Diretor possibilita a ordenação e o planejamento dos espaços no âmbito da Universidade de forma mais sustentável.

Trata-se de um instrumento básico da Política de Ocupação da Área, visando seu adequado desenvolvimento sustentável urbano, sendo meio de orientação aos responsáveis pela gestão do espaço urbano. O Plano Diretor da Ufersa é subordinado às determinações estabelecidas pelo Plano Diretor vigente do Município de Mossoró/RN.

Sendo parte integrante de um processo contínuo de planejamento, o Plano Diretor deve contar sempre com a participação da Comunidade Universitária na sua implementação e revisões periódicas, estando baseado em sete eixos temáticos: política urbana, do uso do solo, da ocupação do solo, da infraestrutura, cobertura vegetal, da aprovação das intervenções no espaço físico e, da segurança patrimonial.

Entre os objetivos do Plano Diretor da Ufersa estão: Estabelecer critérios de controle e orientação do uso e da ocupação do solo para o Campus Universitário Central da Ufersa; Definir medidas que produzam a melhoria da qualidade de vida dos usuários; Preservar, proteger e recuperar o meio ambiente e a paisagem, destacando-se a cobertura vegetal nativa, os bosques e os Bancos Genéticos;. Racionalizar e adequar o uso da infraestrutura urbana instalada, evitando-se sua sobrecarga ou ociosidade; Estabelecer diretrizes para resolução de conflitos no que se refere ao uso e ocupação do solo e ao suporte do sistema de infraestrutura e, Estabelecer políticas de participação da Comunidade Universitária visando à implantação de programas e projetos de urbanização dos espaços de uso coletivo.

Houve uma primeira revisão em 2015, sendo aprovado pelo Consuni após uma segunda revisão em 2023. “Tivemos apenas duas ressalvas que serão corrigidas, mas foi um trabalho bastante sucinto, uma vez que já tínhamos um plano robusto. A nossa atribuição foi revisar e atualizar todo o material disponível diante das novas demandas de infraestrutura da nossa Universidade”, considerou Nícolas Araújo, que também parabenizou  “todos que auxiliaram desde 2012 no pontapé inicial e pelo apoio dos conselheiros na aprovação ocorrida na data de hoje. A infraestrutura da Ufersa avançou”, considerou o engenheiro da SIN.