Ufersa vai oferecer Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, no Campus Pau dos Ferros

Pós-graduação 22 de março de 2024. Visualizações: 424. Última modificação: 22/03/2024 18:26:38

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) amplia a sua oferta de cursos de pós-graduação fora do Campus Sede, em Mossoró. Desta vez, em Pau dos Ferros. Nesta sexta-feira, 22, a Universidade passou a integrar a Rede do Mestrado Profissional Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA). O anúncio aconteceu durante o evento Dia Mundial da Água 2024: Água nos une, O clima nos move, organizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília.

“No âmbito institucional, A adesão da Ufersa à Rede ProfAgua é uma conquista significativa, pois amplia a pós-graduação na nossa Universidade. Além disso, é a realização de um objetivo antigo que é expandir a pós-graduação para os campi fora de sede. No campo estadual, a presença do programa permitirá a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de pesquisas que ajudarão na resolução de problemas que envolvem os recursos hídricos no Rio Grande do Norte”, considerou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Glauber Nunes.

professor Luís Jorge, idealizou o mestrado em Pau dos Ferros/Foto: Cedida

“Aproveito gestão da universidade por acreditar no projeto e, nos dar liberdade em desenvolver a proposta, bem como garantir as condições necessárias para abertura do curso” reconheceu o professor Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho, que apresentou a proposta do curso para a Ufersa Pau dos Ferros. “É oportuno, destacar o compromisso que o Professor Glauber Nunes que exerceu com o grupo de professores que articularam essa ideia”, acrescentou o professor Jorge Luis.

O professor também reconheceu o trabalho dos professores do Departamento de Engenharias e Tecnologia, do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, do Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e, do Conselho Universitário – CONSUNI que deram a confiança de aprovarem institucionalmente esta proposta. Por fim, reconheceu ainda a confiança dos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Adesão da Ufersa ao PROFÁGUA vai oportunizar inicialmente o enfrentamento a grande assimetria social no país, através da interiorização da pós-graduação, inclusive sendo o segundo fora do Campus Central da nossa instituição.

“A partir deste curso, será possível fornecer subsídios técnicos e acadêmicos à alta demanda de diplomados da região, na perspectiva de estudos que abordam temáticas sobre Instrumentos da Política de Recursos Hídricos e Regulação e Governança de Recursos Hídricos do Semiárido. Portanto, a institucionalização do curso, permitirá múltiplos impactos na sociedade, de ordem educacionais, institucionais, profissionais, sociais, econômicos e tecnológicos, políticos e legais, territoriais, regionais e ambientais”, pontuou o professor Jorge Luís.