Ufersa desenvolve projeto de Lavanderias Coletivas Agroecológicas para mulheres rurais

Extensão 22 de março de 2024. Visualizações: 187. Última modificação: 22/03/2024 14:58:42

A ideia propõe implantar nove lavanderias coletivas e agroecológicas nos estados do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, que beneficiarão mais de 700 famílias/Foto: Monalisa Teixeira

Junto à presença de representantes de entidades públicas e sociais, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) apresentou o projeto de lavanderias coletivas e agroecológicas nesta quinta-feira, 21 de março, voltado para áreas de assentamento e comunidades tradicionais. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), visando contribuir com a realidade cotidiana das mulheres rurais.

Lavanderias serão instaladas em áreas de assentamento e comunidades tradicionais/Foto: Monalisa Teixeira

A ideia propõe implantar nove lavanderias coletivas e agroecológicas nos estados do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, que beneficiarão mais de 700 famílias. Ivoneide Alves faz parte do grupo “Decididas a Vencer”, da comunidade rural Mulunguzinho, e destaca a relevância da lavanderia para ajudar com os afazeres diários. “A gente tem tripla jornada: somos agricultoras, plantamos fruteiras, trabalhamos na unidade de polpas, temos também nossa jornada como mães e donas de casa, e esse projeto vai nos dar tempo para cuidarmos de nós mesmas”, explica.

“Esse é um projeto que envolve igualdade de gênero, convivência com o semiárido e respeito ao meio ambiente para quatro estados do Nordeste”, diz Conceição Dantas, Subsecretária de Mulheres Rurais do MDA. A mesa de abertura para o evento de apresentação contou com a presença dos superintendentes do MDA de três dos quatro estados participantes, além de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do RN, de federações ligadas à luta dos trabalhadores da agricultura familiar e vozes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Marcha Mundial das Mulheres, entre outros.

Representando a reitoria a Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura Tamms Morais descreve a iniciativa como um projeto de grande envergadura, tanto para a pesquisa quanto para a extensão. A professora destaca como gratificante participar de uma iniciativa que promove a interligação dos temas relacionados à sustentabilidade, desde tecnologias sociais ao reuso da água, o reaproveitamento para irrigação de frutíferas e o uso da energia solar.