Feira de Ciências do Semiárido se destaca na Febrace, em São Paulo

Extensão 22 de março de 2024. Visualizações: 339. Última modificação: 22/03/2024 19:03:44

Dentre os 200 trabalhos finalistas nacionais, oito são provenientes da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar/Foto: Cedida

Por mais um ano a delegação do Rio Grande do Norte participa da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace, que ocorre na USP em São Paulo. Nesta edição, foram 2.900 projetos inscritos e dentre os 200 trabalhos finalistas nacionais, oito são provenientes da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada há treze anos pelo Programa Ciência para Todos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Na tarde desta sexta-feira, 22, cinco destes receberam treze destaques e prêmios principais na Cerimônia de Premiação que ocorreu no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

Entre os prêmios principais, o projeto Clean Water, do Colégio Diocesano de Santa Luzia, recebeu credencial para participar da Genius Olympiad que ocorrerá em junho de 2024, em Nova York. O coordenador do programa professor Felipe Ribeiro, comemora: “é sempre uma emoção muito grande ter o reconhecimento de projetos do nosso semiárido nessa feira nacional tão importante como a Febrace”, afirmou.

Segue a lista de trabalhos que foram premiados:

Prêmios: Credencial para Genius Olympiad – Nova Iorque; 3º Lugar Geral em Ciências Exatas e da Terra; 3º Lugar no Prêmio Por um mundo sem lixo internacional; 3º Lugar no Destaque Mentalidade Marítima.

Título: CLEAN WATER: O ESTUDO DA POTABILIZAÇÃO DA ÁGUA DO RIO MOSSORÓ UTILIZANDO RECURSOS NATURAIS E DE BAIXO CUSTO – FASE II

Autores: Antônio Arthur Russo Firmino, Maria Letícia Fernandes de Queiroz Costa, Nayonara Yasmin Alves da Silva (Orientação)

Escola: Colégio Diocesano Santa Luzia, Mossoró, RN

Prêmios: 3º Lugar Geral em Ciências Agrárias; Prêmio Destaque Unidades da Federação; Prêmio Destaque Eco 21.eco.br; 2º Lugar Prêmio Destaque SBPC

Título: O USO DE MATÉRIA ORGÂNICA PROVENIENTE DE TERRENOS BALDIOS COMO FORMA DE REVITALIZAR SOLOS DEGRADADOS, UMA ALTERNATIVA VIÁVEL NA AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Autores: Vitória Sabrina da Silva Leite, Antônio Serginaldo de Oliveira Bezerra (Orientação)

Escola: E.E. Monsenhor Raimundo Gurgel, Mossoró, RN

Prêmios:  3º Lugar em Engenharia; Destaque da Associação dos Engenheiros da Politécnica da USP

Título: ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO, UMA APLICAÇÃO COM SISTEMA DE PROTOTIPAGEM ARDUINO NANO V3.0 ATMEGA328P

Autores: Carlos Eduardo Olímpio Souza, Esthefany Rillary Bezerra Soares, Victor Gabriel de Santos, Welton Batista dos Santos (Orientação), Giany Paiva Pedrosa (Coorientação)

Escola: EE DE 1 E 2 G JOSE CALAZANS FREIRE, Upanema, RN; IFRN – Campus Mossoró, Mossoró, RN; Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana, Mossoró, RN

Prêmios: 4º Lugar Geral em Ciências Biológicas; Publicação na Revista Inciência.

Título: LARVICIDAL AEDES (FASE II)

Autores: Anna Nicolly de Araújo Ferreira, Marília Clara da Silva, Yandra Thais Rocha da Mota (Orientação), Rosinere F. da Costa Rebouças (Coorientação)

Escola: E.E. Rui Barbosa, Tibau, RN

Prêmio: Prêmio por mundo sem lixo movimento circular – Menção Honrosa