Capes aprova curso de Pedagogia Bilíngue de Surdos no Campus Caraúbas

Ensino, Inclusão 22 de março de 2024. Visualizações: 401. Última modificação: 22/03/2024 19:50:47

Pedagogia bilíngue será oferecida em Caraúbas para professores/Foto: Arquivo

A Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoa de Nível Superior (Capes) aprovou proposta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), para o Curso de Pedagogia Bilíngue. A licenciatura acontece no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR EQUIDADE, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão. O curso será oferecido no Campus Caraúbas, com a oferta de 30 vagas.

Na Ufersa a nova Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos é voltada para a Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), para a atuação nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância. O PARFOR EQUIDADE é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) gerido pela CAPES.

Tendo como diretriz o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, são objetivos do PARFOR EQUIDADE: Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, conforme área de atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância; formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada grupo.

Também é objetivo fomentar a implementação de projetos pedagógicos para a formação de professores que contemplem as especificidades do público-alvo deste edital, com formas diferenciadas de organização dos conhecimentos, tempos e espaços; e estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa.

As vagas serão ofertados por meio de edital e devem ser direcionados ao atendimento das demandas oriundas das redes de ensino estaduais e municipais e serão implementados por IES Públicas ou privadas sem fins lucrativos que possuam experiência em atividades de formação com indígenas, quilombolas e populações do campo, assim como na oferta de formação para a educação especial inclusiva e para a educação bilíngue de surdos, de acordo com o curso proposto.

Será formalizado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a CAPES e cada IES selecionada, devendo as Secretarias de Educação atendidas realizarem a adesão ao referido ACT, conforme orientações a serem fornecidas pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/CAPES) após o resultado final da seleção.