Ufersa lança nesta quinta-feira Lavanderias Coletivas Agroecológicas

Extensão, Responsabilidade Social 20 de março de 2024. Visualizações: 226. Última modificação: 20/03/2024 10:02:48

A ideia é o reaproveitamento da água/Arquivo Assecom

Acontece nesta quinta-feira, 21, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o lançamento do “Projeto Lavanderias Coletivas e Agroecológicas: Mulheres Camponesas Construindo Tecnologias Sociais e Práticas Sustentáveis”. Coordenado pelo professor Nildo dias, o projeto tem como principal meta a construção de lavanderias ecológicas de uso coletivo em áreas de assentamento e/ou comunidades tradicionais.

A ideia é o reuso da água, após tratada, utilizada nas lavanderias para o aproveitamento na irrigação de fruteira que serão cuidadas pelas mulheres. Outro diferencial é que para o funcionamento das máquinas de levar e demais demandas energéticas serão utilizadas a energia solar – uma fonte energética limpa e renovável.

Neste sentido, a implantação destas unidades contribuirá para a autonomia das mulheres em uma atividade produtiva, conforme Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). O projeto será executado simultaneamente no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Ceará e no Piaui.

Além dessa ação produtiva para as mulheres também está previsto um programa residência agrária exclusivamente para mulheres recém-formadas em cursos de ciências agrárias ou a fins que possam atuar nas ações do projeto.