Projeto de extensão promove minicursos sobre softwares da engenharia elétrica

Estudante, Extensão 20 de março de 2024. Visualizações: 252. Última modificação: 20/03/2024 09:02:14

Os dois minicursos são voltados para estudantes e profissionais das engenharias que pretendem atuar com energia solar fotovoltaica/Foto: Assecom Arquivo

O Projeto de Extensão Uso Eficiente de Energia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), dá início ao ciclo de eventos de 2024 com minicursos importantes para estudantes das áreas das engenharias. Agendados para os meses de março e abril, os eventos planejam apresentar dois softwares relevantes para profissionais do curso: o PVSOL e o REVIT.

Promovido em conjunto com a Sinergy Jr, a empresa júnior da graduação em Engenharia Elétrica, os eventos serão gratuitos e abertos para estudantes de outras instituições. Ao invés de cobrar taxa de inscrição, o projeto solicita a doação de 1kg de alimento não perecível, que deve ser entregue nos dias dos minicursos.

O PVSOL é um software de simulação de projetos de energia solar fotovoltaica que permite dimensionar, analisar e otimizar sistemas solares de forma prática e com precisão. Trata-se de uma ferramenta extremamente relevante para os engenheiros elétricos, pois oferece diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais de cálculo manual ou planilhas.

O minicurso PVSOL tem como objetivo apresentar os conceitos básicos e as funcionalidades do software para os alunos de graduação em engenharia elétrica, interessados na temática e demais instituições. Além disso, oportuniza aos discentes a se familiarizar com uma ferramenta que pode facilitar e otimizar o processo de projeto e execução de sistemas fotovoltaicos. O minicurso também pode despertar o interesse dos estudantes pela área de engenharia elétrica.

A programação acontece no dia 22 de março, das 18h00 às 21h00, na Sala IV do Bloco de Laboratórios de Ciências da Computação (LCC). As inscrições devem ser realizadas via Sigaa, pelo endereço eletrônico:  https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5200 .

Já o REVIT é um software de Modelagem de Informações da Construção (BIM) que permite projetar, analisar e documentar sistemas elétricos de forma integrada e colaborativa. Trata-se de uma ferramenta considerada extremamente importante para os engenheiros eletricistas, pois oferece diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais de desenho em 2D.

Este minicurso tem como objetivo principal proporcionar aos discentes o conhecimento em sua formação profissional ao atuar com uma ferramenta que visa facilitar e otimizar o processo de projeto e execução de sistemas elétricos.

O evento está agendado para o dia 5 de abril, das 14h às 18h, no Laboratório de Projeto Auxiliar de Computador (PAC), localizado no 1º andar do Centro de Engenharias. As inscrições também acontecem através do Sigaa: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5201

Mais informações sobre os eventos podem ser encontradas no perfil do projeto de extensão no Instagram, @eficienciaufersa.