Ufersa Ambiental promove observação de aves para crianças

Meio Ambiente 18 de março de 2024. Visualizações: 263. Última modificação: 18/03/2024 16:09:49

Crianças participaram da atividade no campus Oeste de Mossoró. Foto: Assecom.

O Núcleo de Pesquisa e Extensão Ufersa Ambiental, que integra ações de sustentabilidade no âmbito da Universidade Federal Rural do Semiárido, promoveu no último sábado, dia 16 de março, uma programação voltada para crianças de seis a dez anos. O público foi formado por filhos e filhas de servidores da instituição, que estiveram no campus Oeste de Mossoró para uma manhã de observação de aves e contato com a natureza.

A iniciativa fez parte do movimento mundial Vem Passarinhar, que tem a proposta de reunir pessoas ao redor do mundo para que observem e cataloguem espécies de pássaros da suas regiões. “Hoje o que nós pretendemos é que as crianças percebam quanta beleza nós temos perto de nós”, disse o professor do Departamento de Biociências Vitor Lunardi, que coordenou a atividade.

Durante a programação, as crianças foram acompanhadas por estudantes do curso de Ecologia e observaram também outros aspectos do ambiente, como a presença de borboletas. Foto: Assecom.

O grupo foi formado por nove crianças acompanhadas de seus responsáveis, pelos professores Vitor e Diana Lunardi, ambos do núcleo Ufersa Ambiental, e por estudantes do curso de Ecologia.

A programação foi encerrada com uma visita à Casa de Leitura, um espaço novo localizado no campus Oeste da Ufersa em Mossoró que é dedicado à promoção da Educação Ambiental. “Nossa intenção é abrir cada vez mais esse local para que a comunidade possa usufruir dessas atividades”, conta Diana Lunardi, docente e pesquisadora da Ufersa. “A nossa estrutura ainda não está completamente pronta, mas já recebemos algumas doações e aos poucos estamos organizando todos os ambientes”, acrescenta.

Casa de Leitura localizada no campus Oeste de Mossoró. Fachada do prédio foi decorada com espécies típicas da caatinga. Foto: Assecom.

Casa de Leitura localizada no campus Oeste de Mossoró. Foto: Assecom.