Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Documentário da Ufersa 40 Horas na Memória tem exibição em Lisboa

Eventos, Internacionalização, Notícias 18 de março de 2024. Visualizações: 1011. Última modificação: 18/03/2024 08:24:13

Exibição aconteceu durante a Mesa: Educação, Povo e Estudante com o tema “Vozes de aquém e de além-mar: o pensamento de Paulo Freire nos movimentos revolucionários de Brasil e Portugal em contextos educativos/Foto: Assecom

O documentário “40 Horas na Memória: a experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos-RN”, produzido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), teve exibição no Congresso Internacional Portugal, Espanha e Além Mar, promovido pela Universidade Nova Lisboa, de Portugal. A exibição aconteceu na última quinta-feira, 14, durante a Mesa: Educação, Povo e Estudante com o tema “Vozes de aquém e de além-mar: o pensamento de Paulo Freire nos movimentos revolucionários de Brasil e Portugal em contextos educativos”, apresentado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Adriano Gomes.

Passos Júnior aborda a experiência do filme e do livro sobre a experiência de Paulo Freire, em Angicos/Foto: Assecom

“A passagem de Paulo Freire por Portugal é tema da minha pesquisa de pós-doutoramento e trazer a experiência de Paulo Freire, em Angicos, por meio do documentário e livro produzidos pela Ufersa é de grande valia para que os acadêmicos daqui possam entender toda contribuição dada pelo pedagogo Paulo Freire no que tange a alfabetização de jovens e adultos no Brasil”, afirmou o professor Adriano Gomes.

Exibição do filme 40 Horas de Angiucos, em Lisboa/Foto: Assecom

Durante a mesa, o jornalista da Ufersa Passos Júnior, apresentou a experiência das 40 Horas de Angicos, documentada em vídeo e livro produzidos pela equipe da Assessoria de Comunicação da Ufersa. “Um momento que traduz a importância desse trabalho que destaca a Ufersa numa sintonia singular com o grande legado deixado pelo educador Paulo Freire, desenvolvido há mais de 60 anos, no Sertão de Angicos”, afirmou o jornalista ao conceber a importância do trabalho da equipe da Assecom/Ufersa que ultrapassa fronteiras com o reconhecimento internacional.

“Esta temática em tudo converge com as do Congresso, que visa justamente identificar e analisar as dinâmicas e os efeitos dos movimentos sociais e políticos que emergiram em vários contextos geográficos e culturais – Portugal, Espanha, Brasil, Cuba e toda América Latina”, considerou a organizadora do Congresso, Carla Baptista, a professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa. O Congresso teve como proposta aprofundar o conhecimento sobre as manifestações e representações  culturais, artísticas e mediáticas associadas ao movimentos sociais surgidos após a revolução portuguesa e a transição espanhola.

40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal
40 Horas de Angicos em Portugal