Salário mínimo eleva poder de compra em período de alta de preços

Extensão, Notícias 13 de março de 2024. Visualizações: 419. Última modificação: 13/03/2024 10:03:14

Dois aspectos cruciais na análise do Índice Cesta Básica Essencial (ICBE) receberam destaque no mês de fevereiro: o aumento no preço médio da cesta básica e o impacto do aumento do salário mínimo. O ICBE é elaborado mensalmente pelo Laboratório de Economia Aplicada (LECON) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Em primeiro lugar, destacou-se a persistência dos aumentos nos valores médios da cesta básica em quatro cidades estudadas, alinhando-se à tendência observada em outras sete localidades do Nordeste. Esse fenômeno evidencia um desafio significativo para a população em relação ao custo de vida e ao poder de compra. Em segundo lugar, foi notável o impacto do aumento do salário mínimo, que teve um incremento de 7,7% neste mês. Isso resultou em um ganho médio de 5,1% no poder de compra do salário mínimo em relação à cesta básica essencial, destacando a importância dessas políticas para mitigar os efeitos da inflação sobre os segmentos mais vulneráveis da população.

Além disso, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) destacou um aumento em 14 das 17 cidades investigadas, corroborando também pela elevação constante nos últimos cinco meses do grupo de alimentos no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), monitorado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os itens que mais se destacaram nacionalmente devido aos seus aumentos estão o feijão, o arroz e o pão francês, elementos essenciais na dieta da população.

Um olhar mais específico sobre os dados revela que em Mossoró houve um aumento pelo terceiro mês consecutivo, atingindo um valor médio de R$ 501,34 para a cesta básica. Apesar desses aumentos, a cesta acumula um aumento de 1,8% no ano de 2024, porém apresenta uma redução de −8,4% nos últimos doze meses. Por outro lado, em Angicos, a cesta básica teve um aumento de 1,6% neste segundo mês do ano, com destaque para itens como leite, tomate e feijão. No entanto, este município foi o único a apresentar uma redução no acumulado dos dois primeiros meses, com −1,1%.

Caraúbas também registrou um segundo aumento consecutivo no valor da cesta básica, com uma elevação de 4,8%, encerrando o mês com um custo médio de R$ 522,65. Já Pau dos Ferros apresentou um cenário de estabilidade com um aumento de 0,1%, atingindo um valor de R$ 438,94 para a cesta. Esses dados refletem a dinâmica econômica regional, evidenciando desafios significativos em relação aos custos de vida e ao poder de compra da população.

O relatório completo está disponível em: www.engproducao.ufersa.edu.br