Segurança em todo lugar: oficina, palestra e vídeo marcam Dia da Mulher no campus de Mossoró

Eventos 8 de março de 2024. Visualizações: 570. Última modificação: 08/03/2024 12:51:48

Oficina de Defesa Pessoal foi realizada no ginásio do campus de Mossoró. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

A temática da segurança em todos os ambientes foi escolhida para marcar o Dia Internacional da Mulher no campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Reunindo ações planejadas por seis unidades da instituição, a programação contou com a produção de um vídeo sobre assédio moral e sexual, oficina de defesa pessoal e palestra sobre segurança digital. A campanha tem como tema geral “Segurança na vida, no trabalho e em todo lugar”.

>>>> ACESSE  MAIS FOTOS

A primeira ação realizada foi uma oficina de defesa pessoal ministrada pela estudante Livia Radja, do curso de Zootecnia, que é faixa roxa no Jiu-jitsu e monitora da turma feminina da prática. Alunas, servidoras terceirizadas, técnicas administrativas e docentes participaram da atividade, que foi realizada no dia 07 de março no ginásio poliesportivo do campus Leste.

“Eu já passei por uma situação de violência ao ser assaltada e com certeza poderia ter usado algumas dessas técnicas para me defender”, disse a servidora Kahildete Forte, lotada na Ouvidoria.

Professora Leilane Gomes, do campus de Angicos, falou sobre segurança digital. Foto: Eduardo Mendonça.

Outra iniciativa da campanha foi a realização de uma palestra sobre segurança digital no dia 08 de março. O momento contou com a presença da reitora Ludmilla Oliveira e com uma apresentação de voz e violão da professora Auriene Nogueira, do Núcleo de Cultura e Arte (NAC) da Ufersa.

A palestra foi conduzida pela professora Leilane Gomes, dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação e Informática do campus de Angicos. Dentro da área de Engenharia de Requisitos, Leilane Gomes trabalha atualmente com a temática da violência contra a mulher cometida por abusadores com perfil narcisita.

Na palestra, ela apresentou orientações sobre como reconher abusadores narcisistas e alertou para os perigos das relações com essas características. “São pessoas que carecem de empatia e que relutam em reconhecer as necessidades dos outros”, elencou. “Narcisistas ainda se utilizam de uma máscara para manipular as pessoas ao seu redor para que não reconheçam a situação como sendo de abuso”, afirmou a pesquisadora.

Vídeo sobre Assédio Moral e Sexual

Com o apoio da Assessoria de Comunicação (Assecom), a Unidade de Gestão da Integridade (UGI) e a Ouvidoria elaboraram o roteiro de um vídeo que alerta para situações de assédio moral e sexual no contexto de instituições de ensino. A produção pode ser conferida no perfil TV Ufersa do Youtube.

Unidades envolvidas

A campanha “Segurança na vida, no trabalho e em todo lugar” é promovida pelas Pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe); de Extensão e Cultura (Proec); e de Assuntos Estudantis (Proae); juntamente com a Coordenadoria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (Caadis); Ouvidoria; e Unidade de Gestão da Integridade (UGI), com apoio da Assessoria de Comunicação (Assecom).

Palestre sobre Segurança Digital aconteceu no auditório da Proec. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.