Novos docentes tomam posse para atuar em Mossoró e Pau dos Ferros

Corpo docente, Gestão 4 de março de 2024. Visualizações: 434. Última modificação: 05/03/2024 14:08:53

Rayane Andrade fez graduação na Ufersa e retorna como professora do curso de Direito/Foto: Vitória Job

“Eu sou egressa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, uma instituição que muitos falaram que eram ‘apenas muros’, e hoje retorno como professora para essa universidade que tem a cara do povo”. São as palavras de Rayane Andrade, uma dos três novos docentes que tomaram posse na Ufersa nesta sexta-feira, primeiro de março. Destinados a atuar nos campi de Mossoró e Pau dos Ferros, os professores foram recepcionados por representantes da gestão e respectivos diretores de centros e cursos.

Rayane se graduou em Direito na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em 2016, lugar onde ela atuou em atividades de pesquisa, extensão e representação estudantil. “Esse é um momento muito marcante, de poder contribuir com a universidade que contribuiu tanto para mim e significa tanto para muitos filhos e filhas da classe trabalhadora”, diz a nova docente do Bacharelado em Direito.

Priscila Sampaio, engenharia do trabalho, assume como professora/Foto: Vitória Job

A engenheira Priscila Sampaio também já era familiar com a estrutura da universidade. Ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a servidora trabalhou como Engenheira de Segurança do Trabalho e, agora, assume a posição de professora. A profissional expressa o seu agradecimento à sua rede de apoio, que nunca deixou de apoiar os seus sonhos, e afirma que “poder tomar posse hoje como docente é a oportunidade de retribuir a todos que ficaram na retaguarda para que hoje eu conseguisse estar aqui”.

Mesmo sem um vínculo institucional prévio com a Ufersa, João Daniel Dantas foi marcado pela universidade do semiárido brasileiro. “Eu morava no Urick Graff, do lado da Ufersa, cresci vendo a universidade e é muito bom poder trabalhar nessa instituição”, explica o docente, que atuará no campus de Pau dos Ferros. Emocionado, o professor da área de Filosofia dedica os seus agradecimentos à esposa, que o acompanhou durante todos os momentos, fáceis ou difíceis.

João Daniel Dantas assume como professor de filosofia/Foto: Vitória Job

Em meio a lágrimas e histórias comoventes vindas de cada um dos empossados, a pró-reitora de Gestão de Pessoas Raiane Mousinho celebra a conquista de mais profissionais para a instituição. “Nos últimos três anos, tivemos mais de 60 códigos de vagas novos que nunca haviam sido ocupados, oriundos do Ministério da Educação”, expõe as conquistas. Raiane faz questão de destacar o serviço da equipe do Setor de Ingresso e Dimensionamento (SID), que trabalha com dedicação para o ingresso de novos servidores.

Além de comemorar as conquistas prévias, a reitora Ludimilla Oliveira divulga notícias positivas para a universidade. “Nesta última missão à Brasília, conseguimos acompanhar a concretização dos novos códigos de vagas que estávamos esperando para o período entre o final de março e o início de abril”, conta a reitora. Os códigos são para vagas de servidores técnico-administrativos e chegam à instituição junto com a possibilidade de novos concursos.