Ufersa se prepara para receber FM Semiárido numa parceria com a EBC

Gestão 28 de fevereiro de 2024. Visualizações: 257. Última modificação: 01/03/2024 08:23:38

Visita técnica a EBC, em Brasília, faz parte do projeto de implantação da FM Semiárido no Campus Mossoró/Foto: Assecom

Muito em breve, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), contará com uma emissora de rádio. A FM Semiárido será uma das retransmissoras da programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que congrega várias emissoras de rádio e tevê, transmitindo uma programação de alto nível.

Equipamentos modernos para veiculação dos programas/Foto: Assecom

Dando continuidade ao processo de implantação, o assessor de comunicação da Ufersa, o jornalista Passos Júnior e, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, Júlio César Rodrigues, realizaram visita técnica as instalações da EBC, em Brasília. “É de fundamental importância essa visita para que possamos ter uma ideia da grandiosidade da iniciativa da Ufersa ao oportunizar para toda sociedade da área que abrange a grande Mossoró com informação e entretenimento de qualidade”, opinou Passos Júnior. Os servidores da Universidade foram recepcionados pelo gerente executivo da EBC, Van Carlos Alves. O jornalista considera um marco da gestão a iniciativa para a implantação de um complexo de comunicação na Ufersa.

Além de conhecer toda a estrutura técnica do complexo da EBC, como estúdios, redação e demais setores de produção e veiculação das notícias do governo federal, Passos e Júlio tiveram a oportunidade de trocar informações sobre o processo de instalação da FM Semiárido, no Campus da Ufersa Mossoró.

Estúdio de transmissão da Voz do Brasil/Foto: Assecom

“Essa visita é importante para vocês terem essa perspectiva de comunicação pública, de infraestrutura, de transmissão, exibição e também de produção de conteúdos para o rádio e a tevê para que possamos evoluir para a implantação dos canais de rádio e tevê da Ufersa”, considerou o gerente da EBC, Van Carlos Alves. O processo acontece em ritmo acelerado, inclusive, a Universidade aguarda o parecer técnico da EBC para iniciar o processo de licitação dos equipamentos. A Universidade já tem os recursos para iniciar o processo de implantação da FM, advindos por meio de emenda impositiva no valor de R$ 500 mil, direcionada pelo deputado federal, General Girão.

A visita serve também para esclarecimentos técnicos para a implementação das emissoras que tem prioridade nesse primeiro momento a instalação da FM Semiárido. “São orientações  sobre os equipamentos necessários, passar as especificações que é o apoio que a EBC fornece aos parceiro nesse processo de expansão da comunicação pública”, ratificou Van Carlos. A sede da EBC fica em Brasília e também conta com filiais no Rio de Janeiro (RJ), e São Paulo (SP).

Rádio da Amazônia integra a EBC/Foto: Assecom

A Radioagência Nacional é um veículo público de comunicação que disponibiliza gratuitamente conteúdos radiofônicos produzidos pelas equipes da EBC e parceiros. São, em média, 80 matérias por dia e áudios gravados e acessados por mais de 4.500 emissoras de rádio,  alcançando milhões de ouvintes.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é responsável por sete emissoras de rádio (Nacional FM Brasília; Nacional Brasília AM, Nacional Rio AM, Nacional da Amazônia, MEC FM Rio, MEC AM Rio) e duas retransmissoras (MEC AM Brasília e Nacional Alto Solimões FM).

TEVÊ – A TV Brasil atende à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania. A TV Brasil é ofertada nos pacotes básicos de todas as TVs por assinatura e está disponível para captação via antena parabólica.

Redação compartilha para integração das informações/Foto: Assecom

TV Brasil é uma emissora em constante aprimoramento de sua programação sempre voltada ao interesse do cidadão. Atua em defesa do jornalismo profissional, com noticiário plural e prestação de informações e serviços de interesse do conjunto da sociedade. É a única TV aberta que exibe um programa voltado para pessoas com deficiência.

A emissora dedica especial atenção ao público infantil, com a transmissão  de programas com ausência completa de veiculação de publicidade. Além da exibição dos programas para essa faixa de público, há produção própria e coprodução de muitos desenhos aclamados pelas crianças. Programas premiados compõem a grade semanal da emissora.