Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

PRODEMA na Ufersa tem suas primeiras teses de doutorado defendidas

Pesquisa 27 de fevereiro de 2024. Visualizações: 344. Última modificação: 28/02/2024 13:53:52

reprodução da transmissão da defesa de doutorado de Felipe Albuquerque, a primeira do PRODEMA na Ufersa. Foto cedida

O curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA da UFERSA inicia as primeiras defesas das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. A primeira banca aconteceu no dia 23 de fevereiro, pelo doutorando Felipe Bento de Albuquerque, e, já no dia 26, foi a vez de Ismael Vinícius de Oliveira apresentar seu trabalho à banca.

Sob a supervisão dos professores Rafael Rodolfo de Melo (UFERSA/orientador) e Alexandre Santos Pimenta (UFRN/coorientador), Felipe Bento defendeu o trabalho intitulado “Projeto, validação e difusão de tecnologias destinadas à produção sustentável de carvão vegetal e recuperação de extrato pirolenhoso”. A iniciativa originou um pedido de patente junto ao INPI e teve um artigo publicado no periódico “Inventios” (JCR 3,40), disponível AQUI.

Já Ismael Vinícius, por sua vez, apresentou o trabalho “Perfil químico e avaliação carrapaticida do extrato pirolenhoso de Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis (Clone L 144) sobre ectoparasitos do gênero Riphicephalus”, sob a supervisão dos professores Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra (UFERSA/orientadora) e Alexandre Santos Pimenta (UFRN/coorientador). O trabalho gerou um artigo publicado no periódico “International Journal of Acarology” (JCR 1,10), disponível AQUI.

O PRODEMA iniciou suas atividades na Ufersa no primeiro semestre de 2021. O programa de pós-graduação já existe há mais de 20 anos e está formado por uma associação ampla em rede a partir da integração oito universidades públicas federais do Nordeste: UFMA, UFPI, UFC, UFERSA, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC.

Conheça o PRODEMA na Ufersa.

Defesa de Doutorado do discente Ismael Vinicius de Oliveira
Defesa de Doutorado do discente Ismael Vinicius de Oliveira
Defesa de Doutorado do discente Felipe Bento de Albuquerque
Defesa de Doutorado do discente Felipe Bento de Albuquerque