Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudante da Síria escolhe Ufersa para doutoramento em Fitotecnia

Internacionalização, Pesquisa, Pós-graduação 22 de fevereiro de 2024. Visualizações: 305. Última modificação: 22/02/2024 08:11:52

Vindo da Síria, no Oriente Médio, o estudante Ali Othman viajou por mais de 20 horas para cursar o doutorado no Programa de Fitotecnia na Ufersa/Foto: Vitória Job

Os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) percorrem caminhos diferentes para participar de suas aulas, atravessam distâncias em busca de ampliar os seus conhecimentos. O percurso entre o lar e o campus pode ser separado por ruas, bairros, municípios, estados, mas no caso de Ali Othman, países. Vindo da Síria, o estudante viajou por mais de 20 horas para cursar o doutorado em Fitotecnia em terras do semiárido brasileiro.

Com paradas no Líbano, na Etiópia e depois nas capitais brasileiras São Paulo, Recife e Natal, Ali concluiu sua viagem ao chegar à residência universitária masculina do Campus da Ufersa, em Mossoró.

Ali Othman visita Pomar da Ufersa/Foto: Vitória Job

Após se formar em Agricultura em 2013, concluir o mestrado na área em 2017 e conquistar o título de doutor em 2023, Ali resolveu continuar sua pesquisa em um ambiente diferente. A conexão entre a Ufersa e a Universidade de Damascus é fruto do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a Ufersa é membro desde 2019, oferta bolsas integrais para estudos de Mestrado e/ou de Doutorado para estudantes internacionais.

No último edital, resultado do trabalho conjunto da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e, Assuntos Estudantis (PROPPG e PROAE), foram selecionados 9 estudantes oriundos de Burkina Faso, Colômbia, Haití, Honduras e Síria, que deverão iniciar os seus estudos na Ufersa no ano de 2024, nos Programas de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologia e Instituições (PPGCTI), Manejo de Solo e Água (PPGMSA) e Fitotecnia (PPGFITO). Ainda como parte da estratégia de integração linguística e cultural dos estudantes internacionais à Ufersa no período que antecede o semestre da pós-graduação, os estudantes estão participando do curso “Introdução ao Português do Brasil”, ministrado pelo Centro de Línguas do Semiárido (CELIS).

Reitora Ludimilla recebe estudante sírio/Foto: Vitória Job

A reitora da Ufersa, professora Ludmilla Oliveira fez questão de desejar boas vindas ao doutorando sírio, Ali Othman. “A Ufersa é a universidade que mais se assemelha com a realidade daquela região da Ásia e nós manifestamos o interesse de atender todos os povos do Oriente Médio”, afirmou a reitora ao receber o estudante estrangeiro no gabinete da Reitoria. Na ocasião, Ali agradeceu a cooperação acadêmica e se compromete em dar o seu melhor para conseguir êxito no doutoramento. Durante o encontro, a professora Ludimilla Oliveira revelou a intensão de visitar a universidade do doutorando na Síria.

O convênio com a Universidade de Damasco faz parte das diversas iniciativas internacionais da Ufersa. Enquanto estudantes do semiárido brasileiro levam os seus conhecimentos para países como México, Colômbia e Israel, a Universidade também acolhe discentes estrangeiros, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado.

Junto ao professor Nildo Dias, da Pós-Graduação em Fitotecnia, o doutorando almeja prosseguir a sua pesquisa sobre estresse hídrico nas plantas. Sobre seus principais interesses durante a estadia no Brasil, Ali revela que deseja estudar seu objeto de pesquisa em diferentes contextos. “Eu posso aprender a lidar com essa situação das plantas em um clima diferente do que é o meu país”, diz. O pesquisador também destaca a importância dos estudos em diferentes condições climáticas para profissionais da área, devido ao aquecimento global.

Acompanhado do tradutor Witor, estudante de agronômica, Ali Othman visita Biblioteca do Campus Mossoró/Foto: Vitória Job

ADAPTAÇÃO – Ao chegar ao Campus, à barreira linguística não impediu com que Ali se sentisse bem recepcionado pelos residentes. “Eu não penso nisso como um problema, mas sim como um desafio”, responde o pesquisador, após ser perguntado sobre contratempos causados pela diferença de idiomas. Ali, que é nativo em árabe e fluente em inglês, já começou a estudar o português; enquanto isso, ele conta com a ajuda de Witor Oliveira, discente de Agronomia e morador da residência universitária. Em inglês, o estudante coopera com a adaptação do novo residente da Ufersa.

“Eu tenho ajudado ele a falar com as pró-reitorias, a reitora e, às vezes, nós só conversamos mesmo, como amigos”, conta Witor. No momento, Ali conhece apenas algumas palavras em português, aprendidas através de vídeos, aplicativos e conversas com os colegas, mas o doutorando pretende se aprofundar no idioma durante sua estadia.

Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria
Estudante da Síria