Produtores rurais de Mossoró recebem cartilha com mapeamento dos solos

Pesquisa, Publicações 21 de fevereiro de 2024. Visualizações: 225. Última modificação: 27/02/2024 09:44:24

Produtores rurais recebem cartilha Mapas de Solos durante solenidade do programa Semear. Foto: Vitória Job/Assecom/Ufersa

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (21), o lançamento do Mapas de Solos da Zona Rural de Mossoró, desenvolvido com base em pesquisas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A ocasião reuniu autoridades locais, servidores da Ufersa e produtores rurais com o objetivo de distribuir exemplares da cartilha e explicar suas funcionalidades.

A cartilha está disponível para BAIXAR AQUI.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Mossoró e o Sebrae – RN, o mapa tem como público alvo os agricultores, sendo este uma forma de levar a pesquisa acadêmica de um modo acessível. Durante o evento, a reitora Ludimilla Oliveira e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, reafirmaram o compromisso da academia e da gestão pública com os produtores e a Zona Rural.

O conhecimento apresentado no produto faz parte da pesquisa de doutorado de Helena Morais, orientada pela professora Carolina Malala, no Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA). “Como filha de agricultor, eu sempre tive essa vontade de trazer um pouco do conhecimento que eu consegui durante meu processo de formação para as comunidades rurais”, explica Helena, que é egressa também dos cursos de bacharelado e mestrado em Agronomia da Ufersa.

Ao ser aprovada no doutorado, Helena conta que conversou com a professora orientadora sobre seu desejo e, com a ajuda da prefeitura e de outros professores da instituição, chegou até o projeto do mapa. “Ao longo dos anos, nós fazemos pesquisas, estudamos o solo e entendemos um pouco das demandas em termos de manejo, porém sentíamos falta de entregar ao produtor um documento formal, para que ele utilize da melhor forma e obtenha resultado”, diz Carolina.

Foram mapeados 15 perfis de solos, a partir de visitas a 69 comunidades rurais. O objetivo da divulgação do estudo na cartilha é oferecer conhecimentos para ajudar ao produtor rural na tomada de diversas decisões, como por exemplo, sobre a atividade agrícola a ser realizada e o tipo de cultura a ser plantada. Os teores de nutrientes do solo também são indicados no lançamento, sendo este um dado que indica sobre a necessidade de fertilização.

Uma das comunidades visitadas durante o estudo foi a de Lourival Pereira da Silva, o Projeto de Assentamento Lorena. O agricultor esteve no evento de lançamento da cartilha e classificou o projeto como muito importante. “Nós que moramos no local vamos vendo o tipo das terras e onde plantar, mas não sabemos muito bem, então quando a universidade vai lá e ensina, vamos aprendendo cada vez mais”, diz Lourival, mais conhecido como Louro.

A pesquisa de doutorado de Helena ainda está em andamento, reunindo dados e formulando mapas importantes para a produção local. Com o sucesso da pesquisa, a doutorando almeja construir um novo mapa de solos do município. Ela explica que muitos dos tipos de solos divergem das classificações existentes, que estão registradas no mapa de solos do Rio Grande do Norte, de 1971.