Projeto do campus de Caraúbas atrai alunos de Ensino Médio para a Ufersa

Estudante, Extensão 19 de fevereiro de 2024. Visualizações: 294. Última modificação: 20/02/2024 09:49:57

O projeto tem como título “Em busca do brilho no olhar para o ensino superior” e foi iniciado no semestre 2023.1. A localidade de Janduis foi uma das contempladas, como mostra a imagem acima. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Um projeto de extensão voltado para estudantes de Ensino Médio contempla estudantes de Caraúbas e cidades vizinhas com ações de conscientização sobre a importância do ensino superior. A iniciativa é coordenada pelas professoras Edna Lucia da Rocha Linhares, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT); e Geovanna Paulina Dantas Maia, do Departamento de Engenharias (DE), que atuam como coordenadora e vice-coordenadora, respectivamente.

O trabalho teve início no primeiro semestre de 2023 com o título “Em busca do brilho no olhar para o ensino superior”. Até agora, foram atendidas nove escolas pertencentes à 13º e 14º Diretoria Regional de Educação (Direc).

“Este projeto de extensão busca expor a relevância da educação superior para o empoderamento social e transformação de vidas”, afirma a professora Edna Linhares. Além do destaque à importância do ensino superior, as atividades de extensão também divulgam as opções disponíveis no campus Multidisciplinar de Caraúbas da Ufersa. “Enfatizamos a existência dos nossos três pilares, que são o ensino, a pesquisa e a extensão, como também os programas e os serviços disponibilizados”, detalha a coordenadora.

As atividades de extensão incluíram o atendimento a três escolas localizadas em Caraúbas. Foto: arquivo pessoal/cedida.

A programação das visitas inclui uma roda de conversa sobre a importância do ingresso no ensino superior, com a presença dos estudantes, professores e gestores. Outra atividade foi a realização de uma palestra sobre o tema “Qual é o seu projeto?”, ministrada pela professora Geovanna Paulina Dantas Maia, vice-coordenadora das atividades. A seguir, os alunos presentes têm a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Ufersa em Caraúbas, bem como os projetos de pesquisa e extensão em andamento e os serviços oferecidos pelo campus aos alunos.

As atividades terão continuidade ao longo do semestre 2023.2. Além de Caraúbas, o projeto “Em busca do brilho no olhar para o ensino superior” já contemplou escolas localizadas em Janduís, Martins, Messias Targino, Olho d’água do Borges, Pat, Rafael Godeiro e Umarizal.

A professora Edna Lucia da Rocha Linhares (de pé, ao centro), coordenadora do projeto. Foto: arquivo pessoal/divulgação.