Iniciativa da Ufersa é reconhecida em revista internacional

Extensão, Internacionalização 16 de fevereiro de 2024. Visualizações: 310. Última modificação: 16/02/2024 14:46:49

O projeto UFERSA-MIT Brazil Semiarid Rover Build-a-thon, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) junto ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 2023, recebeu visibilidade em uma revista internacional. A última edição da revista Spectrum contou com uma reportagem sobre o projeto desenvolvido no campus de Mossoró, que uniu estudantes internacionais e discentes de graduação com jovens de escolas públicas para construir um robô de exploração do semiárido.

Produzida pelo MIT, a revista é um meio de comunicação utilizado para divulgação de artigos, pesquisas e projetos da instituição. Na edição de outono, lançada em fevereiro, a Ufersa foi citada em duas matérias. A publicação “For Undergrad, MIT-Brazil Teaching Experience Offered Motivation, ‘Mad Fun’” (Para graduandos, a experiência de ensino do MIT-Brazil ofereceu motivação, “muito divertido”), compartilhou o relato de um dos estudantes internacionais que orientaram a iniciativa durante três semanas.

Leeban Morgan é graduando de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e viajou para o Brasil como parte do projeto, mesmo não sendo fluente em português. Apesar da barreira linguística, ele conta que teve uma ótima experiência com os alunos, que foram receptivos e se esforçaram para atingir bons resultados.

Outra matéria explorou o apoio do empresário belga naturalizado brasileiro Henri Slezynger aos trabalhos desenvolvidos pela instituição no país, utilizando a foto do projeto da Ufersa como um dos exemplos. Slezynger é o fundador da empresa Unigel, segunda maior petroquímica do Brasil.

O professor Felipe Ribeiro, que coordenou a iniciativa do Rover, comemora o reconhecimento. “Não é todo dia que nosso projeto aparece em uma das revistas do MIT, a experiência de trazer estudantes do MIT para Mossoró foi algo único e só reafirmou o potencial da Ufersa em estabelecer parcerias internacionais de grande relevância, não apenas na pesquisa, mas também na extensão e educação científica”, afirmou o professor. Relembre AQUI a experiência dos estudantes estrangeiros e potiguares no projeto da Ufersa.