Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Livro aponta principais usos da fitoterapia para tratamento de animais no semiárido

Inovação, Pesquisa 9 de fevereiro de 2024. Visualizações: 332. Última modificação: 09/02/2024 09:34:16

Os autores Nilza Dutra Alves, Caio Sérgio Santos e Francisco Marlon Carneiro Feijó. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

Pesquisas realizadas ao longo de 15 anos foram analisadas e revisadas para a composição de uma obra lançada em janeiro deste ano com o título “Fitoterapia em animais de produção e de companhia”. A publicação é assinada pelos pesquisadores Caio Sérgio Santos, Francisco Marlon Carneiro Feijó e Nilza Dutra Alves, vinculados ao Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa).

O livro se divide em cinco capítulos, partindo do conhecimento de raizeiros da zona rural de Mossoró até chegar à identificação em laboratório dos medicamentos fitoterápicos mais eficientes para o tratamento de animais na região da caatinga. “Nós testamos esses fitoterápicos em diversas situações tanto em animais de produção quanto em animais domésticos”, relata a pesquisadora Nilza Dutra Alves, docente do campus de Mossoró. “Nós esperamos que, por serem produtos de fácil acesso, eles sejam mais baratos para a população”.

Parte da pesquisa foi realizada no Laboratório de Microbiologia Veterinária (Lamiv), localizado no campus Oeste de Mossoró. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

O trabalho de observação em laboratório coube ao pesquisador Caio Santos, que é técnico de laboratório da área de Biologia no Centro de Ciências da Ufersa. “Para que um medicamento pudesse ser aplicado no animal, nós fizemos antes um teste in vitro, ou seja, em laboratório, para verificar a eficácia daquela composição”, detalha Caio.

Já o pesquisador Marlon Feijó, que também é professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais, diz que uma das motivações para a publicação foi a de fornecer um levantamento científico de qualidade para futuras gerações de pesquisadores e para a população. “Ainda existe muita carência na nossa região de livros sobre fitoterapia animal”, diz ele. “Então o que acontece é que muitas vezes a pessoa usa uma planta para tratar um animal, mas usa de forma incorreta, por falta de conhecimento”.

O livro “Fitoterapia em animais de produção e de companhia” foi publicado pela editora Atena e está disponível em PDF por meio deste link.

Capa da publicação, que está disponível para consulta por meio do site da editora Atena. Foto: divulgação.

 

A pesquisadora Nilza Dutra Alves, docente do campus de Mossoró. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

O pesquisador Caio Sérgio Santos, técnico de laboratório da área de Biologia no Centro de Ciências da Ufersa. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

O pesquisador Francisco Marlon Carneiro Feijó, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.