Campus de Caraúbas oferece curso de extensão sobre projetos de pesquisa

Extensão 9 de fevereiro de 2024. Visualizações: 328. Última modificação: 09/02/2024 08:33:30

Curso é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação. Foto: arquivo/Assecom.

O Departamento de Ciência e Tecnologia do campus de Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) promove entre os dias 29 de fevereiro e 30 de maio o curso de extensão “Noções Básicas Sobre Projetos de Pesquisa”. A formação será realizada de maneira online e terá 60 horas de duração. Para participar, é necessário realizar inscrição entre os dias 15 e 28 de feveiro por meio deste link.

As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 15h30 às 17h, por meio da plataforma Google Meet.

O objetivo é promover o aprimoramento da atividade de pesquisa científica entre estudantes de diferentes cursos e áreas de conhecimento. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse na elaboração de projetos de investigação científica.

Entre os objetivos do curso, o Departamento de Ciência e Tecnologia do campus de Caraúbas destaca:

Orientar os estudantes sobre como elaborar um projeto de pesquisa.
Apresentar métodos científicos e técnicas de coleta de dados.
Diferenciar linguagem coloquial e comunicação aplicável à técnica e à pesquisa acadêmica.
Discutir de forma reflexiva e crítica as relações entre conhecimentos científicos e outras formas de saberes.
Identificar etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa.
Formular corretamente problema, hipóteses e objetivos de pesquisa.
Apresentar e discutir elementos básicos de um projeto de investigação científica.