Professores da Ufersa vão monitorar desempenho de máquinas agrícolas chinesas em Apodi

Extensão 7 de fevereiro de 2024. Visualizações: 309. Última modificação: 08/02/2024 10:38:02

Ao todo, 29 máquinas agrícolas fabricadas na China serão utilizadas por 150 famílias de Apodi. Foto: cedida/arquivo pessoal.

Com a presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Márcio Macedo (secretária Geral da Presidência) e Luciana Santos (Ciências, Tecnologia e Inovação), uma solenidade realizada no dia dois de fevereiro marcou a entrega de 29 máquinas agrícolas fabricadas na China para 150 famílias da cidade de Apodi (RN). O objetivo da iniciativa, resultado da parceria entre os governos Brasileiro e Chinês, é aumentar a mecanização da agricultura familiar que hoje conta com cerca de 50 mil empreendimentos somente no Rio Grande do Norte.

O trabalho contará com a participação de três professores da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), que serão responsáveis pelo monitoramento do desempenho das máquinas. “Trata-se de uma ação que terá grande impacto, principalmente para os agricultores familiares da região de Apodi e do estado do Rio Grande do Norte”, afirma o professor e engenheiro mecânico Fabrício José Nóbrega Cavalcante. Além dele, fazem parte do projeto os docentes Olympio Cipriano da Silva Filho, engenheiro eletricista; e Miguel Ferreira Neto, engenheiro agrônomo.

O monitoramento será coordenado pelo professor José Geraldo Júnior, tendo o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) como instituição que lidera a iniciativa. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é outra parceira das atividades.

Também representando a Ufersa, os docentes Zoroastro Vilar, Victor Azevedo e Vania Porto estiveram em Apodi para acompanhar a cerimônia realizada no dia dois de fevereiro.

A solenidade de entrega das máquinas chinesas no município de Apodi contou com a presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; da governadora do Estado, Fátima Bezerra; e de dezenas de autoridades e empresários. Além dos governos estadual e federal, participam da iniciativa o Consórcio Nordeste, a Universidade Agrícola da China, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP, juntamente com indústrias brasileiras.

Docentes da Ufersa durante a solenidade de entrega de máquinas agrícolas fabricadas na China no dia 02 de fevereiro. Foto: arquivo pessoal/cedida.