Pesquisador da Embaixada de Israel Ari Fischer visita a Ufersa

Gestão, Internacionalização 6 de fevereiro de 2024. Visualizações: 454. Última modificação: 06/02/2024 16:47:43

Dentro da temática sustentabilidade da água, o Ari Ficher, apresentou para equipe da Universidade algumas tecnologias desenvolvidas no país de Israel/Foto: Eduardo Mendonça

Dando continuidade à parceria acadêmica entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o país de Israel, o pesquisador engenheiro agrônomo e diplomata Ari Fischer, responsável pela área de Agricultura da Embaixada de Israel no Brasil, se encontra em missão institucional na Ufersa. Acompanhada da equipe de gestão, a reitora Ludimilla Oliveira recebeu o pesquisador ressaltando a importância da estadia dele na Universidade.

“A sua vinda representa mais um passo na consolidação dos convênios firmados com as entidades acadêmicas e de pesquisas israelense dentro das tratativas iniciadas em 2022”, lembrou a professora. Na ocasião, a reitora Ludimilla afirmou que a Universidade já dispõe de emenda impositiva no valor de R$ 1 milhão, direcionado pelo deputado federal Sargento Gonçalves, para investir em tecnologias de convivência com o semiárido.

Ari Fischer aproveitou para mostrar algumas das tecnologias que são desenvolvidas em Israel/Foto: Eduardo Mendonça.

“Vamos dar continuidade às ações de cooperação entre Israel e a Ufersa com o objetivo de trazer o máximo de tecnologia possível para ajudar o semiárido por meio da cooperação entre os países”, pontuou Ari Fischer. O pesquisador se mostrou impressionado com a cidade de Mossoró, que é conhecida mundialmente pela produção de melão. Após a apresentação do potencial tecnológica da Ufersa, feita pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ufersa), Júlio César Rodrigues de Sousa, o diplomata da Embaixada de Israel manifestou sua opinião sobre a instituição. “Estou impressionado com o potencial da Universidade, bem como a disposição da gestão para criar o polo tecnológico do semiárido”, afirmou.

Ari Fischer aproveitou para mostrar algumas das tecnologias que são desenvolvidas em Israel, principalmente relacionadas com a escassez de água. “Temos 60% do país numa área deserta e os outros 40% numa área árida”, pontuou. Quase a metade da água consumida em Israel é dessalinizada, reciclada ou proveniente de poços profundos.

Equipe da Ufersa se reúne com pesquisador de israel/Foto: Eduardo Mendonça

Dentro da temática sustentabilidade da água, Ari Ficher apresentou para equipe da Universidade as possibilidades já desenvolvidas no país de Israel como: criar água potável a partir do ar; hidrômetro inteligente que previne vazamentos, consequentemente, o desperdício; sistema avançado de filtragem da água e um sistema de irrigação inteligente.

Também apresentou robôs autônomos para cultivos em estufas (polinização); robô voador para colher frutos; tecnologia de detecção de plantas com uso da inteligência artificial; serviço de drones para aumentar a colheita; geração de eletricidade limpa a partir do movimento das ondas do mar e novas tecnologias com biodigestores.

Pesquisador Ari Fischer visita o CEMAS/Foto: Eduardo Mendonça

Sobre a situação de guerra vivenciada pelo país de Israel, o pesquisador afirmou que trata-se de um momento triste e de grande preocupação. Ele disse que “toda guerra gera a procura pelo desenvolvimento de novas tecnologias, infelizmente. Isso, nas diversas áreas do conhecimento. A tecnologia que começam no campo militar e depois são aproveitadas em outras áreas”. Ari Fischer citou como exemplo o desenvolvimento de peles e córneas artificiais, os drones e as tecnologias de satélites.

Ainda pela manhã, o pesquisador foi conhecer o Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS), coordenado pelo professor Moacir Franco. O CEMAS tem como principal finalidade a difusão de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, atuando com abelhas silvestres e abelhas sem ferrão; um setor de criação de preás; um setor de criação de cutias; um setor de criação de catetos e um setor de criação de emas. Na tarde desta terça, a agenda foi na área do agronegócio numa visita a empresa Agrícola Famosa.