Verão Sustentável chega a Porto do Mangue

Extensão, Meio Ambiente 5 de fevereiro de 2024. Visualizações: 208. Última modificação: 05/02/2024 08:52:32

Moradores de Porto do Mangue aprovaram a iniciativa comparecendo a Praça da Matriz para levar duas mudas de plantas frutíferas ou nativa/Foto: Assecom

A cidade de Porto do Mangue, a 85 quilômetros de Mossoró, recebeu neste domingo, 4, a edição da Ação Verão Sustentável, promovida pelo Setor de Produção de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Seprom/Ufersa). Durante toda manhã, a ação de extensão distribuiu 300 mudas de árvores frutíferas e de ipê para população porto-manguense.

Equipe da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/Foto: Assecom

Reitora Ludimilla Oliveira agradeceu a parceria com a Prefeitura de Porto do Mangue/Foto: Assecom

“Já tivemos em Tibau e Grossos e agora estamos aqui em Porto do Mangue no sentido de promover a melhoria ambiental incentivando o plantio de árvores nas cidades do nosso litoral”, afirmou o coordenador do Seprom, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes. A reitora da Ufersa, a professora Ludimilla Oliveira, prestigiou a iniciativa de extensão participando da atividade realizada na cidade praiana. “Uma iniciativa importante promovida pela nossa Universidade que tem buscado promover ações que levem os benefícios da academia para além dos muros da Universidade. O Setor de Mudas da Ufersa tem essa preocupação com o meio ambiente e tem sido muito gratificante testemunha a satisfação da população em receber a sua muda que não tenho dúvidas que só trará benefícios para o meio ambiente”, opinou a reitora.

Em Porto do Mangue a ação de extensão contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Agricultura e Turismo. A ação aconteceu na Praça Central com cada morador recebendo duas mudas de plantas prontas para serem replantadas nos quintais ou em frente de casa. “Estamos muito felizes com a receptividade e o compromisso demonstrado pela população no sentido de cultivar a muda recebida”, comentou a pró-reitora de extensão, professora Liz Carolina de Assis, que também marcou presença na ação realizada neste domingo. Só neste ano, o Seprom já distribui com a população mais de mil mudas.