Febrace 2024 contará com 12 projetos que saíram da Feira de Ciências do Semiárido

Extensão 5 de fevereiro de 2024. Visualizações: 572. Última modificação: 05/02/2024 19:22:32

Programa Ciência para Todos é destaque, com 12 dos 15 projetos, tendo participado das atividades do programa em 2023, em especial da Feira de Ciências do Semiárido/Foto: Assecom/Arquivo

Entre os dias 18 e 22 de março de 2024 ocorrerá na USP em São Paulo-SP a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace. Este ano a feira contará com 15 projetos científicos desenvolvidos por estudantes da educação básica do Rio Grande do Norte. E mais uma vez o Programa Ciência para Todos é destaque, com 12 dos 15 projetos, tendo participado das atividades do programa em 2023, em especial da Feira de Ciências do Semiárido.

Desde 2011, projetos do semiárido têm participado e tido destaque nessa feira de ciências nacional por conta do programa da UFERSA. “Fazemos formação dos professores das redes parceiras no início do ano, depois acompanhamos os projetos desenvolvidos pelos estudantes, desde as feiras escolares, passando pelas feiras regionais e finalmente em outubro na Feira de Ciências do Semiárido” comenta a professora Cybelle Barbosa uma das coordenadoras do Programa.

Cristiane Carvalho, bióloga da Ufersa e coordenadora Feira de Ciências do Semiárido, também comemora: “Desde a pandemia, a Febrace agora faz uma etapa de semifinal online, e seleciona uma quantidade menor de projetos para a etapa presencial; ficamos muito felizes por saber que dos 34 semifinalistas do RN, 15 foram selecionados para a final na USP”. Ela ainda acrescenta: “No final de dezembro de 2023, oferecemos uma formação e apoio para os projetos semifinalistas sobre como apresentar o projeto, fazer slides etc. Isso, aliado a qualidade científica dos projetos e compromisso dos professores fez toda a diferença, agora nossa expectativa passa a ser com a etapa presencial em São Paulo”.

De todos os projetos do RN selecionados, três são do IFRN, um desenvolvido em parceria entre 3 escolas (EE Calazans Freire, de Upanema; IFRN Mossoró, CEIP Elizeu Viana, também de Mossoró), um deles do Colégio Diocesano Santa Luiza, orientado pela professora. Yasmin, que foi vencedora do prêmio professor destaque da Febrace em 2023, um do Colégio Evangélico de Upanema-RN, credenciado pela Feira de Ciências do Semiárido e os demais de escolas estaduais dos município de Mossoró, Apodi, Triunfo Potiguar e Itajá, participantes do programa.