Entrega de obras em Mossoró tem início na Fazenda Experimental Rafael Fernandes

Gestão, Infraestrutura 2 de fevereiro de 2024. Visualizações: 342. Última modificação: 02/02/2024 18:29:27

Galpão que vai abrigar maquinário utilizado em pesquisas na Fazenda Experimental foi entregue nesta sexta, dia 02. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

A Fazenda Experimental Rafael Fernandes, o maior laboratório aberto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), foi o local escolhido para o início da programação de entrega de obras e serviços realizados no campus de Mossoró. A cerimônia foi conduzida pela reitora Ludimilla Oliveira, no espaço aonde são desenvolvidas a maior parte das pesquisas na área das Ciências Agrárias dentro da Ufersa.

A Fazenda da Ufersa, como é mais conhecida, hoje conta com um galpão para abrigar máquinas agrícolas utilizadas nos experimentos. “É um espaço que vai proporcionar maior vida útil dos equipamentos e maquinários que antes ficavam expostos ao sol, chuva e sereno”, lembrou o agrônomo Francisco das Chagas, administrador da unidade de pesquisa.

Para o Superintende de Infraestrutura (SIN) da universidade, Hermes Luiz Góes de Medeiros, a gestão da Ufersa não tem medido esforços no sentido de melhorar as condições estruturais para os pesquisadores docentes e discentes que desenvolvem suas pesquisas na Fazenda Rafael Fernandes. Além da construção do galpão para o maquinário, a unidade conta com dois veículos e recebeu, recentemente, uma obra de construção do muro delimitando os limites da propriedade. Antes, esses limites eram sinalizados apenas por uma cerca. “Optamos por manter a mesma identidade visual dos campi também na entrada de acesso a Fazenda Experimental”, pontuou Hermes Luiz.

Equipe presente à cerimônia de entrega de obras nesta sexta, 02, na Fazenda Experimental Rafael Fernandes. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

Durante a visita realizada na manhã desta sexta, a reitora Ludimilla Oliveira ressaltou a importância da unidade de pesquisa. A professora destacou o trabalho realizado com a apicultura, bem como as centenas de pesquisas já realizadas na Fazenda Experimental Rafael Fernandes. “Esse é o nosso maior laboratório e é também um espaço característico do semiárido brasileiro”, pontuou.

A reitora também lembrou que o Núcleo de Apicultura existente na Fazenda Rafael Fernandes vai mais além do processo de mel, sendo hoje uma referência nacional em pesquisas com abelhas. “Aqui é um espaço que engloba todas as áreas do conhecimento, daí a sua importância para a nossa Universidade”, considerou.

Na próxima semana, a Fazenda Experimental vai receber pesquisador israelense que vem conhecer a Ufersa e tratar de novas parcerias na área das ciências agrárias.

E a partir de agora, a unidade passará a contar com um novo diferencial. Hoje, dia dois de fevereiro, foi iniciado o plantio de um pomar de tâmaras na fazenda, com 34 mudas doadas pela Embaixada de Israel para a Ufersa.

Academia ao Ar Livre fica no Lado Oeste, do Campus Mossoró/Foto: Eduardo Mendonça

ACADEMIA – Outras melhorias foram entregues no Campus da Ufersa, em Mossoró. A Academia ao Ar Livre foi uma das obras. Localizada no lado Oeste do Campus, o equipamento foi montando em local estratégico bem próximo as residências masculina e feminina, num investimento superior a R$ 208 mil. “Um ganho importante não apenas para os nossos estudantes, mas também para a toda comunidade que busca o espaço da Universidade para a prática esportiva”, firmou Nícolas Araújo, diretor da Divisão de Projetos e Obras da Superintendência de Infraestrutura da Ufersa.

A pró-reitora adjunta de Assistência Estudantil, Patrícia Araújo, também reconheceu a importância do equipamento para uma melhor qualidade de vida dos residentes das moradias estudantis. “Além da possibilidade das atividades físicas, o equipamento também reflete na melhoria da saúde dos estudantes”, pontuou já convidando a assistente social Lúcia Araújo a elaborar uma agenda de atividades novo espaço da Universidade.

Descerramento da placa/Foto: Edaurdo Mendonça

Considerando uma obra simples, porém de grande importância pelos resultados que o equipamento trará para os discentes, a reitora da Ufersa Ludimilla Oliveira afirmou que atendeu as demandas dos estudantes que sempre reivindicaram uma academia dentro da Universidade. “Um espaço com uma localização excelente que não tenho dúvida que trará grandes benefícios”, acredita.

A professora também fez questão de frisar outras obras que estão sendo entregue a comunidade acadêmica, citando, por exemplo, a revitalização do Sítio Ilha de Santa Luzia, outra área experimental. “Um espaço não apenas de produção forrageira para os nossos animais que tem potencial para a realização de inúmeras pesquisas”, anunciou.

Ainda segunda a reitora, outras obras estão em andamento e que vão ser entregues até o início do segundo semestre.

Equipe presente à cerimônia de entrega de obras nesta sexta, 02. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.