Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudante egresso da Ledoc Ufersa é aprovado em dois doutorados na UFRN

Ensino, Reconhecimento 24 de janeiro de 2024. Visualizações: 538. Última modificação: 24/01/2024 14:52:01

Depois de cursar graduação e mestrado na Ufersa, Josiel é aprovado em dois dourados na UFRN/Foto: Cedida

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que completou, em dezembro de 2023, dez anos de existência na instituição, tem mais um motivo de celebração. É que desde 2013 inserindo na sociedade profissionais com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, egressos e egressas do curso vem se inserindo em programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado o mostra o impacto positivo da formação desses profissionais docentes.

Desta vez, o estudante egresso da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Ufersa, Josiel Medeiros de Aquino, foi aprovado em seleção para Doutorado no Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN.

Durante sua graduação pela Ufersa, entre os anos de 2016 e 2019, Josiel teve a oportunidade de participar como bolsista de projetos de Extensão e Pesquisa e como estudante vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro. Após concluir o curso de Educação do Campo, ele teve a chance de concorrer ao mestrado na Ufersa e ingressou no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições – PPGCTI.

Josiel ressalta que o apoio de seus professores do Curso de Educação do Campo e as oportunidades de vivências e estudos no grupo de Estudos e Pesquisas foram muito importantes para sua formação profissional enquanto Educador do Campo e, também, para a aprovação no mestrado e agora no Doutorado, já que lhe forneceram aprendizagens e saberes necessários para esses tipos de seleções.

Apesar de a concorrência em ambos os programas de pós-graduação ser muito qualificadas, ele conseguiu ser selecionado. “O curso interdisciplinar em Educação do Campo, proporcionou uma formação de excelência, onde estive diretamente tendo a oportunidade de construir reflexões e saberes imprescindíveis para a continuidade dos estudos sequenciais. Dessa forma, a escrita de artigos científicos, participação em eventos locais, estaduais, nacional e internacional, projetos de pesquisas, ensino e extensão, dinamizaram consideravelmente a minha formação e projeção futura enquanto educador e pesquisador”, afirmou o dourando da UFRN.

Ainda sobre a passagem dele pela Ufersa, Josiel destacou a participação nos grupos de pesquisa. “O grupo de Pesquisas Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, representa significativamente para minha formação, isso em decorrência das oportunidades que tive em desenvolver pesquisa e estudos sobre o semiárido brasileiro e foi exatamente dentro dos encontros realizados no Observatório que surgiu as propostas de projetos que estive direcionando para o doutorado. Com isso, destaco a grande relevância da existência dos grupos de pesquisas e estudos dentro da universidade”, avaliou.

O doutorado terá início no semestre de 2024.1 e deve durar quatro anos. Durante esse período, Josiel pretende pesquisar a política educacional do novo ensino médio na microrregião do médio oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

“Nesse sentido, agradeço a Deus e minha família por todo apoio, assim como os professores da graduação e do mestrado e todos os que contribuíram de forma direta e indiretamente para o meu percurso acadêmico”, concluiu.