O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Ufersa celebra Cooperação Internacional com a Uniwersytet Przyrodniczy we Wrocławiu (Wroclaw University of Environmental and Life Sciences), da Polônia. A iniciativa prevê a mobilidade acadêmica de pesquisadores e estudantes aprovados junto à Plataforma Erasmus.
O projeto trata-se de um acordo visando o estabelecimento de cooperação para pesquisas voltadas à conservação de germoplasma de animais selvagens, entre o grupo de pesquisa do professor Dr. Wojciech Niżański, chefe do Departamento de Reprodução Animal, da instituição polonesa, e o professor Dr. Alexandre Rodrigues Silva, responsável pelo Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal da Ufersa.
Com o financiamento aprovado pelo projeto, será proporcionado o intercâmbio bilateral de estudantes e pesquisadores entre ambas as instituições. Dois estudantes da Ufersa, vinculados ao laboratório, iriam para a Polônia para um período de estágio de até 5 meses; e três pesquisadores da universidade iriam até lá para ministrar curso relativos à Conservação de Tecidos Gonadais e Somáticos de Animais Selvagens.
Em contrapartida, dois pesquisadores poloneses viriam até a UFERSA para também ministrar disciplina a respeito de Métodos de Coleta e Conservação de Gametas de Felídeos Domésticos e Selvagens. O acordo tem vigência até julho de 2026 e conta com orçamento aprovado de 25 mil Euros.
Professor Alexandre Rodrigues, da Ufersa, comenta sobre a importância da viabilidade da parceria entre as duas instituições. “A aprovação desse projeto de cooperação internacional, sem dúvidas, será de grande valia para nossa equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma, pois proporcionará aos estudantes a vivência junto à comunidade de uma renomada universidade europeia e o contato com tecnologias de ponta em nossa área de conservação de germoplasma animal”, comenta ele, avaliando que o acordo também significa “um reconhecimento de nossa inserção internacional, uma vez que o interesse por esta cooperação partiu dos colegas pesquisadores daquela universidade, pois ao longo dos anos, nossas pesquisas tem se tornado referência na reprodução de animais selvagens em todo o mundo”.
Saiba mais navegando pelas páginas:
Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – PPgCA/Ufersa.
Uniwersytet Przyrodniczy we Wrocławiu.
Plataforma Erasmus.