
João Marcelo é médico veterinário de carreira no Hovet/Ufersa/Foto: Cedida
O médico veterinário radiologista do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), João Marcelo Azevedo de Paula Antunes, foi aprovado no edital de processo seletivo realizado pela Associação Brasileira de Radiologia Veterinária (ABRV). João Marcelo também é professor membro permanente da Pós-Graduação em Ciência Animal e Coordenador da Residência em Diagnóstico por Imagem em Animais de Companhia.
A aprovação credencia o veterinário a ser membro do Colégio Brasileiro e ao título de especialista junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Esse Colégio concede o Título de Especialista em Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária, em todo o território nacional, conforme as Resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
A aprovação do servidor da Ufersa João Marcelo é a primeira entre os médicos veterinários do Hovet e uma das primeiras do Nordeste. Desta forma, o Hovet/Ufersa passa a contar com um futuro membro colegiado do CBRV e especialista em Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária.
“Um exemplo prático para esta conquista é que publicações científicas de alto impacto sugerem que todos os manuscritos com imagens diagnósticas devem ser revisadas por um membro colegiado do país”, frisou João Marcelo.
Ainda segundo o médico veterinário a conquista vai tornar os resultados das pesquisas e publicações científicas mais acuradas e o Hospital Veterinário da Ufersa ainda mais referenciado na formação de radiologistas veterinários e na área de Diagnóstico por Imagem em todo o país.
A prova, que foi realizada em São Paulo no último dia 26 de novembro, contou com duas etapas, sendo a primeira objetiva de caráter eliminatório com todos os temas de diagnóstico por imagem nos animais e, a segunda, uma prova prática discursiva com temas abordados de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
A seleção foi realizada na FAMESP (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) com a participação de radiologistas de todo o território nacional. Há mais de 10 anos não havia esta prova de seleção. Atualmente o CBRV consta com apenas 53 membros colegiados que estão mais alocados no sudeste.